SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão decidiu manter o serviço de testagem rápida contra a Covid-19, realizado no Parque do Rangedor, em São Luís. A iniciativa foi prorrogada, até o dia 11 de fevereiro, após o alto número de resultados positivos para o novo coronavírus e a intensa procura por testes.
Leia também:
Maranhão registra nove mortes e 1.573 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas
Maranhão confirma primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) Marcos Grande, explicou que, em média, 20% dos testes realizados no centro de vacinação dão positivo para a Covid-19. A busca por testagem também permanece alta, ultrapassando o número de mil pessoas durante esta semana.
“Nos últimos dias, se manteve essa procura muito alta, em torno de 1.500 pessoas, passando por aqui, pra testar […] Por aqui, 20% das pessoas que estão aqui estão testando positivo”, disse o presidente.
A verificação de contaminados sem sintomas, é um dos pontos-chave do sistema de testagem em massa. “As pessoas sem sintomas podem comprometer e levar o vírus para pessoas clinicamente mais vulneráveis’’, comentou o presidente Marcos Grande.
O órgão também alerta para a necessidade completar o ciclo de vacinação contra o novo coronavírus. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 80% dos pacientes internados com Covid-19 não se vacinaram corretamente.
Covid no Maranhão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa sexta-feira (4), que o Maranhão tem 10.519 mortes e 392.338 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados nove óbitos e 1.573 pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, sendo 327 na Grande Ilha de São Luís, 62 em Imperatriz e 1.184 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,68%.
Saiba Mais
- Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
- Covid-19: saiba como fica vacinação de idosos no calendário anual
- Ministério da Saúde distribui 26 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Maranhão
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.