Comércio

Rua Grande segue com alta movimentação para compras de Réveillon

Ainda de acordo com a pesquisa, a mudança no perfil do local de compras de fim de ano é decorrente da queda pela preferência aos Shoppings Centers (42,9%).

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h45

SÃO LUÍS - A movimentação na Rua Grande, principal centro de comércio de São Luís, segue alta nos últimos dias do ano. Passado o Natal, as pessoas agora buscam roupas para usarem nas festas de Ano-Novo, e isso tem movimentado o setor varejista local.

Leia também:

Fiscalização do comércio formal e informa da Rua Grande é intensificada

Vendedores ambulantes e lojistas disputam espaços na Rua Grande​

Pesquisa revela que 33% devem usar 13º salário para compras de presentes ​

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), feita com 740 pessoas revelou que, neste ano, a Rua Grande, no Centro de São Luís, é a preferência para as compras de fim de ano de 50% dos entrevistado.

Ainda de acordo com a pesquisa, a mudança no perfil do local de compras de fim de ano é decorrente da queda pela preferência aos Shoppings Centers (42,9%), que mesmo com recessão este ano e com 18,2 pontos percentuais abaixo do valor declarado em 2019, ainda ocupa o segundo lugar entre as opções de locais. O aumento dos custos do estacionamento, preços menos amigáveis e relativo temor com a circulação de pessoas em ambientes fechados podem ter desestimulado estes consumidores a realizar suas compras em lojas dos Shoppings Centers.

Para dona Rose Sousa, que aproveitou a manhã desta terça-feira (28) para fazer compras na Rua Grande, os produtos estão com preço bom e o mercado está aquecido. "Já consegui comprar roupa e bolsa. Eu gosto muito de fazer compras aqui na Rua Grande", disse.

A estudante Mariane Martins, de 20 anos, também aproveitou o dia para fazer compras na Rua Grande. Ela foi em busca de um vestido para usar no Réveillon e estava na expectativa de encontrar. "Até que eu encontrei algumas coisinhas, só que não muito do meu agrado, então estou andando mais para encontrar", contou.

Rua Grande é o principal centro de comércio da capital maranhense. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)
Rua Grande é o principal centro de comércio da capital maranhense. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

Funcionamento

O comércio da Rua Grande funciona normalmente até esta quinta-feira (30). Já na sexta-feira (31), último dia do ano, de acordo com a Convenção Coletiva vigente, o comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar. Os horários de abertura e fechamento das lojas é livre, no entanto, o comerciante deve respeitar a regra da jornada de 44 horas semanais para o comerciário, estabelecida em convenção.

No dia 1º de janeiro de 2022 o comércio da capital não funcionará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.