Sem disciplinamento

Vendedores ambulantes e lojistas disputam espaços na Rua Grande

Mobilidade do consumidor é prejudicada no maior centro comercial de São Luís

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h08
Quem passa pela Rua Grande encontra produtos eletrodomésticos em plena via.
Quem passa pela Rua Grande encontra produtos eletrodomésticos em plena via. (Matheus Soares)

Após uma grande reforma que deu uma nova vida ao maior centro comercial de São Luís, a Rua Grande, que já algum tempo está tomada por vendedores ambulantes, agora está sendo “invadida” por lojistas.

Quem passa todos os dias pela Rua Grande encontra, além de bancas de vendedores ambulantes, produtos eletrodomésticos, como geladeira, fogão, máquina de lavar, e até mesmo armários de cozinha e cama em exposição em plena via, prejudicando ainda mais a locomoção dos consumidores.

Pior, que há situações em que os produtos encobrem o piso tátil destinado a garantir a acessibilidade de deficientes visuais na Rua Grande.

Os órgãos fiscalizadores parecem fechar os olhos para esse problema, como o fazem em relação aos vendedores ambulantes. E essa situação tende a se agravar com a proximidade das compras de fim de ano, quando a Rua Grande recebe milhares de consumidores.

Veja nota Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh)

Sobre as denúncias apontadas na matéria, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, esclarece que o ordenamento do comércio formal e informal é um trabalho desenvolvido permanentemente pela Blitz Urbana na Rua Grande, maior centro comercial a céu aberto de São Luís, onde o fluxo de vendedores ambulantes é intenso, e também em diversos locais, bairros e pontos de comércios da capital.

A Semurh ressalta que neste fim de ano, com a expectativa de aquecimento do comércio devido ao período natalino, as ações estão sendo reforçadas, em especial na Rua Grande, para garantir maior comodidade e conforto aos consumidores que frequentam a via.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.