Centro comercial

Fiscalização do comércio formal e informa da Rua Grande é intensificada

A partir de agora, agentes de fiscalização permanecem na via de segunda a sábado, das 8h às 18h

Imirante.com, com informações da Semurh

Atualizada em 26/03/2022 às 19h06
Blitz Urbana percorre toda a extensão da Rua Grande para ordenar comércio.
Blitz Urbana percorre toda a extensão da Rua Grande para ordenar comércio. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Ações de ordenamento do comércio formal e informal na Rua Oswaldo Cruz (Rua Grande), no Centro da capital, estão sendo intensificadas. Nessa terça-feira (16), 40 agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), via Blitz Urbana, percorreram toda a extensão da rua, para averiguar o funcionamento de lojas e de vendedores ambulantes na região.

Os trabalhos serão feitos diariamente, das 8h às 18h, para proporcionar maior comodidade aos consumidores e comerciantes que frequentam o principal centro comercial da capital.

O ordenamento do comércio informal é desenvolvido constantemente pela Blitz Urbana em diversos pontos da cidade. Neste fim de ano, contudo, com a expectativa de aquecimento das vendas devido ao período natalino, as ações estão sendo reforçadas, em especial na Rua Grande, por se tratar do maior centro comercial a céu aberto de São Luís, onde o fluxo de vendedores ambulantes também é intenso.

A partir de agora, agentes de fiscalização permanecem na via de segunda a sábado, das 8h às 18h, período de funcionamento do comércio. De acordo com o Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de São Luís, a intervenção está sendo bem recebida pela categoria, principalmente por considerar as necessidades dos 350 vendedores informais atuantes na Rua Grande.

Fiscalizações

Além de direcionar a atuação dos comerciantes informais, os agentes observam, também, a ocupação do passeio público por lojas que costumam expor produtos e mercadorias nas calçadas da Rua Grande. As empresas identificadas nesta situação estão sendo notificadas para que os espaços destinados aos pedestres sejam liberados.

Além da presença constante de agentes de fiscalização no local, se mantêm disponíveis à população os canais de denúncia da Blitz Urbana para situações relacionadas ao comércio informal da Rua Grande como de outros pontos da capital. As denúncias podem ser encaminhadas para a Central de Denúncias da Blitz Urbana, por meio do WhatsApp 9130-0353.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.