Vidas salvas

VÍDEO: banhistas são resgatados e salvos de afogamento na praia da Ponta d'Areia

Equipe de salva-vidas da Guarda Municipal atendeu ocorrência nesse domingo (12).

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 26/03/2022 às 18h53

SÃO LUÍS – Um vídeo mostra um resgate de, pelo menos, quatro banhistas que estavam se afogando na praia da Ponta d’Areia nesse domingo (12), na capital.

Todos foram resgatados com vida e passam bem. Entre os banhistas resgatados, uma mulher que estaria grávida. A operação de resgate foi realizada por salva-vidas da Guarda Municipal. A praia estava cheia no momento da ocorrência.

Veja dicas do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) para evitar afogamentos:

- Não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água;

- Entrar na água somente até a altura da cintura;

- Evitar brincadeiras como simulações de afogamentos;

- Orientar as crianças sobre os perigos e nunca as deixá-las entrar na água sozinhas.

Casos fatais

No dia 22 de agosto de 2021, Matheus Alvares e um amigo adolescente foram vítimas de afogamento na Praia do Amor, na Ponta da Madeira, região do Itaqui Bacanga, em São Luís. O adolescente foi resgatado com vida, já Matheus sumiu na água.

Segundo a família do jovem, Matheus e o amigo estavam no local, sentados em uma pedra, quando foram atingidos por uma forte onda, que os lançou no mar. Na hora do acidente, Matheus Alvares desapareceu na água, já o adolescente ficou à deriva e foi parar próximo à uma ilha, quando foi resgatado por funcionários de uma empresa, que passavam no local em uma embarcação. O corpo de Matheus Alvares foi encontrado dois dias depois.

Outro caso se deu no dia 15 de agosto deste ano, em que um jovem, identificado como Eudes Santos Matias, 22 anos, morreu vítima de afogamento no Rio Tocantins, em Imperatriz. Ele estava na companhia de um grupo de amigos, da cidade de João Lisboa. De acordo com populares, o jovem fazia mergulhos no rio, na região do Areal, quando se afogou.

Outro afogamento foi registrado no dia 8 de agosto também deste ano, que resultou na morte de duas pessoas, no rio Parnaíba, em Timon. As vítimas foram identificadas como Gilmar Soares de Melo, de 26 anos, e Maria Arianna Christina Pereira Costa, de 30. Os corpos das vítimas foram encontradas no dia seguinte.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), os afogamentos aconteceram quando duas crianças, filhas de Maria Arianna, estavam banhando no rio. Em dado momento, elas começaram a se afogar. Foi quando Gilmar entrou na água para tentar salvar as duas. De acordo com a tenente Maryanna Lira, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Timon o Corpo de Bombeiros, enquanto Gilmar Soares tentava retirar as crianças da água, a mãe também acabou entrando no rio. Gilmar conseguiu retirar as crianças, mas quando voltou para socorrer a mulher, acabou se afogando junto com ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.