Dezembro Vermelho

São Luís abre dezembro com atividades de conscientização e luta contra Aids

A abertura ocorre no Parque do Bom Menino, no Centro, às 9h, e as ações seguem até o dia 17 deste mês.

Imirante.com, com informações da Semus

Atualizada em 26/03/2022 às 18h58
Até o dia 17 deste mês, serão promovidas ações alusivas a data.
Até o dia 17 deste mês, serão promovidas ações alusivas a data. ( Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A capital inicia, nesta quarta-feira (1º), as atividades alusivas ao Dezembro Vermelho, em uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que tem como foco a luta contra a Aids. A abertura ocorre no Parque do Bom Menino, no Centro, às 9h, e as ações seguem até o dia 17 deste mês.

Na programação, que contará com representantes das superintendências de Vigilância em Saúde, de Ações em Saúde, de Educação em Saúde e de Assistência à Rede de Saúde de São Luís, será reforçado o tema da campanha de conscientização contra a doença: “40 Anos de Aids: Uma resposta de todos nós”.

Na atividade deste dia 1º, será formado um Laço Vermelho Humano, símbolo mundial de luta contra a Aids e haverá, também, a distribuição de preservativos masculinos e femininos. No mesmo dia, das 19h às 21h, na Universidade Ceuma, no Renascença, será realizada a oficina “Prevenção Combinada”, com oferta de testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Serão realizadas blitz dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

Até o dia 17 deste mês, serão promovidas ações alusivas a data. A campanha tem como recorte as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) pautando estratégias de prevenção combinada e tem como público-alvo jovens e adultos entre 15 e 50 anos.

A rede SUS enfatiza as estratégias de prevenção, diagnóstico e assistência das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV e da Aids desde o dia 26 de novembro deste ano, com ações específicas em locais públicos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram notificados 681 casos de AIDS no Maranhão durante o ano passado. De janeiro a junho de 2021, foram notificados 207 novos casos.

Segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), dos 888 casos de AIDS em 2020 e 2021, quatro foram notificados em menores de cinco anos, 53 de 15 a 24 anos, 270 de 25 a 34 anos, 300 casos na faixa etária de 35 a 44 anos, 104 em pessoas de 45 a 54 anos e 157 notificações na faixa etária de 55+.
Os dados apontam também que 62% dos casos foram diagnosticados em pessoas do sexo masculino e 38% no feminino.

Segundo o Ministério da Saúde, a Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.