SÃO LUÍS – Números alarmantes. De 2007 até junho de 2023, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 489.594 casos de infecção pelo HIV no Brasil. Somente no ano de 2022, um total de 16.703 casos e sendo 826 só no Maranhão. Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids e o médico infectologista, Daniel Wagner, fez esclarecimento sobre essa doença durante a entrevista que concedeu nesta quinta-feira (30) ao programa Abrindo o Verbo da Mirante AM.
“O HIV é o vírus que surgiu na década de 80. O primeiro caso no Brasil foi diagnosticado no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, em 1980. Hoje, nós temos 43 anos de luta, de diagnóstico, de tratamento, de prevenção, de luta contra o preconceito. Tudo isso ao longo de um pouco mais de quatro décadas”, declarou o médico infectologista.
Ouça:
Saiba Mais
- Brasil registra queda de óbitos por aids; confira os números no Maranhão
- Brasil registra queda de óbitos por aids, mas doença ainda mata mais pessoas negras do que brancas
- Ministro Luiz Fux autoriza compra de medicamento para aids
- São Luís abre dezembro com atividades de conscientização e luta contra Aids
- Pesquisadores desenvolvem nova abordagem para combater vírus da aids
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.