Container

Grupo Escoteiro Piatã 10MA inicia atividades presenciais em sede própria em São Luís

O método escoteiro é uma metodologia educacional que usa um sistema de progressão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Sede container do Grupo Escoteiro Piatã. (Foto: Divulgação / Grupo Escoteiro Piatã)
Sede container do Grupo Escoteiro Piatã. (Foto: Divulgação / Grupo Escoteiro Piatã)

SÃO LUÍS - O Grupo Escoteiro Piatã 10MA, pertencente à União dos Escoteiros do Brasil, iniciou suas atividades presenciais 2021 no dia 9 de outubro. Acompanhado de um sentimento de muita gratidão e muitas alegrias, o grupo escoteiro realizou um grande sonho: ter um espaço pra chamar de seu, onde pode guardar seus materiais de atividades e atender aos pais de seus escoteiros – crianças e jovens de 6,5 anos a 18 anos – durante o horário de atividades escoteiras, aos sábados, das 15h30 às 17h45.

Atualmente a sede do Grupo Escoteiro Piatã 10MA está localizada na Loja Maçônica Deus e São Luís Nº 43, na avenida Joaquim Mochel, 43, bairro Cohab Anil IV.

Nessas atividades, adultos voluntários aplicam o Método Escoteiro, uma metodologia educacional que usa um sistema de progressão visando estimular as capacidades e interesses de cada jovem, por meio de desafios a serem superados, da vivência de aventuras, do incentivo a exploração, a realização de descobertas, a experimentar coisas novas, a inventar e a desenvolver a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando individualmente os limites de cada jovem.

Durante o ano de 2019, quando fez parceria com a Loja Maçônica Deus e São Luís Nº 43, surgiu a sugestão de adquirir um Container, já que não haveria espaço para guardar o material do Grupo. Essa solução fez com que adultos voluntários, pais de escoteiros e amigos do Grupo aceitassem esse grande desafio, que foi realizado durante todo o período da Pandemia Covid-19, com promoção de campanhas financeiras e elaboração de muitas ideias para que pudéssemos fazer uma Sede duradoura e que fosse uma motivação para nosso trabalho voluntário.

"Somos pessoas que acreditam que crianças e jovens, com seus familiares, terão momentos de grande experiência, que ficarão eternamente em suas vidas, e os tornarão cidadãos que construirão um mundo melhor possível, como seu fundador vislumbrou", explica Thania Suely Luz, do Grupo Escoteiro Piatã 10MA.

Movimento Escoteiro

O fundador do Movimento Escoteiro, o tenente-general do Exército Britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, ou B-P, em 1901, retornou à Inglaterra e percebeu que estava tendo uma popularidade de herói entre adultos e crianças por honrosa atuação militar e conquistas na África do Sul. Ele divulgou seu livro “Aids to Scouting” (Ajuda à Exploração Militar), que passou a ser utilizado em escolas masculinas. Neste contexto, B-P vislumbrou uma oportunidade de ajudar a juventude com muitas das experiências que vivenciou em sua carreira militar na África do Sul e na Índia com tribos, como os Zulus.

Ele criou o Escotismo quando fez um acampamento com 20 rapazes, para educar e adestrar, que teve grande êxito e que o fez dedicar sua “segunda vida” a servir ao mundo, pois compreendeu que o adestramento da nova geração tornava os jovens bons cidadãos.

Adultos voluntários

Gabriel Lima Rocha
Hannah Arruda Delgado Garces
Isolda Soares Nunes
Idjakan Antunes Farias
Ivaldo Miranda Campos Filho
João Gabriel Souza Damasceno
Luciana Bugarin Caracas
Marcelo Nunes Mendonça
Murilo Henrique Cruz Leitão
Severino Cândido de Figueiredo Filho
Thania Suely Costa Luz
Tássio Luz Campos
Wharton Guedes Pereira Filho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.