Vacinação contra Covid-19

São Luís antecipa para esta quinta (26) aplicação de terceira dose da vacina contra Covid em idosos

Segundo o prefeito Eduardo Braide, nesta semana será divulgado o calendário para os próximos públicos que receberão a 3ª dose da vacina.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
De acordo com Eduardo Braide, São Luís estava só esperando a orientação do Ministério da Saúde quanto ao reforço do imunizante, para poder iniciar a aplicação.
De acordo com Eduardo Braide, São Luís estava só esperando a orientação do Ministério da Saúde quanto ao reforço do imunizante, para poder iniciar a aplicação. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nesta quarta-feira (25), que São Luís irá iniciar, nesta quinta (26), a aplicação da 3ª dose de vacina contra a Covid-19, começando com os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI's).

Ainda segundo o prefeito, nesta semana será divulgado o calendário para os próximos públicos que receberão a 3ª dose da vacina.

O anúncio do prefeito da capital maranhense foi feito após a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Maranhão e o Ministério da Saúde anunciarem que a aplicação da terceira dose teria início apenas na segunda quinzena de setembro.

Saiba mais:

Aplicação de 3ª dose de vacina contra a Covid-19 começará dia 15 de setembro no Maranhão

Covid-19: terceira dose da vacina será aplicada a partir de setembro

Segundo Eduardo Braide, São Luís estava só esperando a orientação do Ministério da Saúde quanto ao reforço do imunizante, para poder iniciar a aplicação.

"São Luís estava pronta para a aplicação da terceira dose de vacinas contra a Covid-19. Nós aguardávamos tão somente a orientação do Ministério da Saúde, uma vez que o Ministério da Saúde já fez a recomendação da aplicação da terceira dose e amanhã mesmo, na quinta-feira, nós daremos início a aplicação destas doses nos idosos que são residentes de instituições de longa permanência. E ainda nessa semana, nós vamos divulgar o calendário dos próximos públicos que vão receber essa dose", disse o prefeito de São Luís.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Luís reforçou que a capital maranhense estava pronta para aplicação da 3ª dose contra a Covid, aguardando somente a orientação do Ministério da Saúde, que é a de enviar novas doses para essa aplicação a partir do dia 15 de setembro.

“Por ter doses de vacina disponíveis e já ter cumprido o chamamento do público para receber a primeira dose, é que o município iniciará nesta quinta (26) a aplicação da 3ª dose com os idosos residentes em instituições de longa permanência, com a idade mínima permitida”, explicou a prefeitura

Terceira dose

A decisão pela aplicação da terceira dose foi tomada de forma conjunta nessa terça-feira (24), em reunião da pasta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai).

As pessoas que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, Coronavac ou Astrazeneca, terão que tomar uma terceira dose da Pfizer para completar a imunização.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer ou, de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral Janssen ou AstraZeneca. Também foi decidido, durante a reunião de ontem, que haverá redução do intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca, de 12 para 8 semanas.

O Ministério informou que iniciará, na segunda quinzena de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 a “todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos vacinados há 6 meses”.

No Maranhão, a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 será feita a partir de 15 de setembro no Maranhão. E o primeiro público-alvo será de idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

De acordo com a SES, a dose de reforço será realizada com a vacina da Pfizer, considerando estudos científicos e experiências de outros países, que indicam que uma terceira dose da vacina pode aumentar a proteção contra casos graves e hospitalizações entre idosos e pessoas imunossuprimidas.

“Quem tomou duas doses da Coronavac ou da Astrazeneca agora vai receber a 3ª com a Pfizer. Isso é o que chamamos de reforço heterólogo e vários estudos publicados indicam real eficácia nessa estratégia de combinar vacinas diferentes”, informou o secretário da SES, Carlos Lula, por meio das redes sociais.

Poderão tomar a terceira dose os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. Já no caso dos imunossuprimidos, que são pessoas com câncer, com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.