Lazer na pandemia

Após registro de aglomeração, Feirinha São Luís muda horário e amplia regras

Semapa informou que a Feirinha ocorrerá das 8h às 13h; especialista alerta sobre o comportamento do público e o problema na fiscalização.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Centenas de pessoas se aglomeram na Feirinha São Luís. Foto: Reprodução/Rede social.
Centenas de pessoas se aglomeram na Feirinha São Luís. Foto: Reprodução/Rede social.

SÃO LUÍS – A partir deste domingo (8), a Feirinha São Luís vai ocorrer em novo horário: das 8h às 13h. O comunicado foi feito pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que informou ainda que, na praça de alimentação, será permitida apenas a presença de pessoas sentadas, e será proibido entrar no evento com bebidas.

Leia mais:

Praias, bares e Centro Histórico lotados no fim de semana na Ilha

Estas são algumas medidas para que a organização do evento tenha mais controle e realize a Feirinha com mais segurança tendo em vista a pandemia da Covid-19. Retomada no domingo (25), a Feirinha ocorria das 9h às 16h. Mesmo com a tendência de queda na taxa de infecções e de mortes pela Covid-19, para especialista, não é hora de relaxar.

No entanto, o desrespeito às normas sanitárias foi visível e registrado no fim de semana no Centro Histórico de São Luís. A aglomeração no local demonstrou a despreocupação de muita gente com relação à pandemia, que não acabou.

Após a última edição da Feirinha São Luís, no domingo (1º), o Imirante procurou a assessoria de Comunicação da prefeitura para saber quais medidas estão sendo adotadas para evitar que a cena preocupante se repita, já que a vacina contra o coronavírus ainda não alcançou a todos.

A Semapa respondeu que está seguindo os protocolos sanitários e disse também que, além da mudança de horário e organização no espaço para alimentação, a Feirinha passou a ser realizada em um espaço mais amplo. Além da Praça Benedito Leite e entorno, as ruas do Egito e de Nazaré servem de espaço para o lazer e cultura aos domingos.

Somado a isso, a Semapa alegou que, para ter acesso ao circuito, o público tem a temperatura aferida, todos devem usar máscaras e álcool em gel. Já a segurança é feita pela Guarda Municipal. Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informa que desde a retomada da Feirinha São Luís tem tomado todos os cuidados com os protocolos sanitários em prevenção à Covid19.

O evento foi descentralizado, passando a ocupar agora, além da Praça Benedito Leite e entorno, as ruas do Egito e de Nazaré.

Bombeiros civis estão presentes em todas as entradas e ambientes do evento, e para ter acesso ao circuito da Feirinha, é aferida a temperatura de todas as pessoas, exigido o uso de máscaras e de álcool em gel nas mãos. Guardas Municipais também fazem o patrulhamento nos espaços, reforçando a segurança e o controle de acesso do público.

A Semapa comunica que, a partir deste domingo (8), a Feirinha São Luís passará a acontecer em novo horário, das 8h às 13h. Na praça de alimentação, será permitida somente a presença de pessoas sentadas. Também está proibida a entrada de depósitos com bebidas (cooler ou isopor) e nem de caixas de som.”

Especialista faz alerta

Ao Imirante, a médica infectologista Maria dos Remédios falou que a flexibilização e retomada dos eventos pode ocorrer, mas respeitando as normas sanitárias.

“O problema é se comportar como se a pandemia tivesse acabado. Não pode ter aglomeração, não pode deixar de usar máscara. Tem a variante Delta que está se expandindo”, relatou.

A médica afirmou que, no caso da Feirinha São Luís, seria possível haver mais controle da quantidade de pessoas que teriam acesso já que o espaço é fechado com grades. E, para ela, outro fator que precisa ser revisto é a fiscalização do cumprimento dos protocolos, que deve ser mais rigorosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.