Efeitos da pandemia

Praias, bares e Centro Histórico lotados no fim de semana na Ilha

Diversos tipos de desrespeito às normas sanitárias foram constatados em vários pontos da cidade; de acordo com a SES, 177 pontos comerciais foram fiscalizados nos últimos três dias

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Muita gente aglomerada na Praia Grande; Polícia Militar teve trabalho com tumulto
Muita gente aglomerada na Praia Grande; Polícia Militar teve trabalho com tumulto (aglomeração)

São Luís - Parece que o período pandêmico provocado pela Covid-19 acabou na Grande Ilha. No último fim de semana, que coincidiu com o término das férias escolares, as praias, o Centro Histórico e a maioria dos bares da cidade mostraram sinais de desrespeitos das normas sanitárias, todos totalmente esquecidos da doença, que ainda causa vítimas no estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 177 pontos comerciais foram vistoriados pela Vigilância Sanitária nos últimos três. Foram confirmados 337.153 casos de Covid-19 em todo o estado e um total de 9.641 óbitos.

Na Avenida Litorânea, o desrespeito às normas sanitárias contra a proliferação da Covid-19 puderam ser visto durante todo o fim de semana. De manhã, houve vários pontos de aglomerações de pessoas no calçadão, a maioria não usava máscara no rosto, e a tarde também era possível observar várias pessoas caminhando ou correndo sem a proteção no rosto e os bares lotados.

Na faixa da areia da praia havia jovens jogando bola, comercialização de drinques e até mesmo pessoas acampadas. Poucos usavam máscaras. No período da noite, principalmente, na área do parquinho havia crianças e adultos sem a máscara, e festa com muitas pessoas sem máscara nas proximidades do Olho d’Água. Os pontos de aglomerações e a falta de distanciamento também foram constatados em outras praias da Ilha.

Muitos bares da cidade estavam lotados, principalmente aqueles com música ao vivo ou transmitindo jogo de futebol. As mesas, sem o distanciamento adequado, e várias pessoas não usavam a máscara no rosto. Poucos que usavam ainda era de forma inadequada, ou seja, sem cobrir totalmente o nariz.

Mais sinais de desrespeito às normas sanitárias foram constatados no Cento Histórico, com aglomeração de jovens e adultos, muitos até o momento tomaram apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Muito deles estavam sem máscara. No domingo (1º), foi registrado princípio de tumulto, controlado pela Polícia Militar, que trabalhou com mais de 60 policiais trabalhando nessa localidade; foram apreendidas duas armas brancas e duas caixas de som.

Fiscalização
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, por meio de nota, que foram realizadas 177 fiscalizações sanitárias, com 11 estabelecimentos intimados, destacando irregularidades como a não disponibilização de álcool em gel, ausência de itens de controle e higienização e sem cartaz de instrução no enfrentamento a Covid-19, no período de 30 de julho a 1º de agosto de 2021.

As fiscalizações estão sendo realizadas pelos técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros do Maranhão e Procon, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipais nos bairros dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Flexibilidade

No último dia 20, o governador Flávio Dino anunciou que o comércio, a indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados podiam a funcionar sem nenhuma restrição de horário em todo o Maranhão, mas seguindo as normas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Dino afirmou que estava flexibilizando as medidas restritivas por causa da queda de contágio da Covid-19 no estado e redução do número de óbitos e internações hospitalares, o avanço na imunização da população.

Outra medida anunciada por Flávio Dino foi a autorização de igrejas com capacidade total e a liberação para o funcionamento de cinemas e teatros no estado. Os membros do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Estado do Maranhão (COE) reiteraram medidas sanitárias segmentadas para que houvesse o funcionamento de cinemas e teatros. Entre as medidas, os clientes devem utilizar máscara durante a exibição e apenas removê-la para consumo de alimentos. Estão vedados o serviço de venda de alimentos e bebidas e o atendimento por garçons no interior das salas de exibições.

O governador também autorizou eventos em ambientes fechados com até 200 pessoas e a realização de festas em locais abertos e ventilados para até 400 pessoas, o retorno das aulas na rede estadual - de forma híbrida - a partir do dia 2 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.