Prevenção

Feirinha São Luís deste domingo conta com ações do Novembro Azul

Profissionais estarão atendendo pessoas do sexo masculino, em especial, acima dos 40 anos de idade e submeterão os pacientes a um questionário em que será analisado histórico.

Divulgação / Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A partir das informações, o homem receberá o encaminhamento para agendamento de exames e ultrassom na rede pública municipal.
A partir das informações, o homem receberá o encaminhamento para agendamento de exames e ultrassom na rede pública municipal. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A programação do Novembro Azul, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que começou no início deste mês com ações alusivas nas 54 unidades básicas da cidade terá atividade neste domingo (8), das 8h30 às 11h30. A Superintendência de Educação da pasta municipal montará, na Feirinha São Luís, realizada na Praça Benedito Leite (Centro), estrutura de atendimento obedecendo aos critérios de busca por potenciais casos de câncer de próstata e, ao mesmo tempo, respeitando as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação ao coronavírus.

Profissionais da pasta estarão atendendo pessoas do sexo masculino, em especial, acima dos 40 anos de idade e submeterão os pacientes a um questionário em que será analisado o histórico do paciente. A partir das informações, o homem receberá o encaminhamento para agendamento de exames e ultrassom na rede pública municipal.

Restrições

Em alusão às medidas de prevenção, não serão aferidas as pressões arteriais e as taxas de glicemia, para evitar que muitos pacientes se exponham aos mesmos aparelhos, o que poderia gerar infecção do coronavírus. Os homens atendidos durante a Feirinha receberão álcool em gel, terão a temperatura corporal aferida e serão orientados a usar máscaras.

O objetivo do trabalho deste domingo será ampliar o rastreamento de casos da doença e alertar à população masculina pela busca das medidas de proteção já que, entre os homens, ainda é considerado um tabu se prevenir quanto à enfermidade. "É fundamental que os homens busquem a prevenção sempre e contínua. O objetivo da ação é, além de alertar acerca da doença, chamar a atenção para a campanha que ocorre durante todo o mês e facilitar o acesso aos serviços básicos da saúde", disse a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino.

Além das ações nas unidades e a na Feirinha, no dia 20 deste mês, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), situada na Rua Deputado Raimundo Vieira da Silva, no Centro, acontecerá das 8h às 11h30 o Dia D do Homem. O trabalho terá como público-alvo funcionários da pasta e cidadãos em geral.

Saiba mais

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e em 95% dos casos, os sinais aparecem em estágio avançado.

Homens a partir dos 40 anos de idade devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. Um destes procedimentos é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.