SÃO LUÍS - O médico urologista Paulo Roberto participou do quadro Papo de Urologia no programa Ponto Final para falar sobre o tema “O silêncio que faz mal”, dentro da campanha Novembro Azul. Durante a entrevista, o especialista destacou que o mês de novembro é um período importante para conscientizar os homens sobre o cuidado com a saúde e a prevenção do câncer de próstata.
“O mês do novembro azul tem essa grande mensagem de trazer a ideia de que você tem que se cuidar, cuidar da sua saúde”, afirmou o médico.
Preconceito e medo ainda afastam homens das consultas
Durante a conversa, o urologista explicou que o preconceito e a masculinidade ainda são fatores que impedem muitos homens de procurarem atendimento médico, mesmo diante de sintomas. Ele contou casos de pacientes que demoraram anos para buscar ajuda por vergonha e medo do diagnóstico, e destacou a importância do diálogo com a família para incentivo ao cuidado.
Paulo Roberto também ressaltou que o exame de sangue PSA tem se mostrado suficiente para o acompanhamento da saúde da próstata, reduzindo o uso do exame de toque retal apenas para casos mais específicos. Segundo ele, o avanço dos exames laboratoriais e da tecnologia tem permitido diagnósticos mais precisos e precoces.
“Hoje sou a favor de dizer que o exame de sangue é suficiente, principalmente por causa do preconceito de se afastar certas pessoas do nosso consultório”, afirmou o médico.
Assista.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.