Vacinação

Maranhão vai realizar a 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa

Criadores de gado bovino e bubalino na faixa etária de zero a dois anos deverão vacinar seus animais

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Objetivo é vacinar 2.862.153 bovinos e bubalinos.
Objetivo é vacinar 2.862.153 bovinos e bubalinos. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - De 1º a 30 de novembro, deste ano, vai ser realizada a II Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) já está realizando ações de fiscalização nas revendas de vacina para assegurar a qualidade da imunização nesta etapa da campanha.

Todos os criadores de gado bovino e bubalino na faixa etária de zero a dois anos deverão vacinar seus animais contra a febre aftosa, cuja dose será de 2 ml.

Após a imunização dos animais, o produtor deve comprovar a vacinação nos escritórios da Aged onde a sua propriedade está cadastrada. A comprovação nos escritórios da Aged pode ser presencialmente por agendamento ou online bastando seguir as orientações no site da Agência.

A Aged informa que os criadores que não têm rebanho nesta faixa etária deverão comparecer aos escritórios para atualizar seus rebanhos.

Como o Maranhão ainda vive no contexto da pandemia de Covid-19, todos os protocolos de saúde expedidos pelas autoridades devem ser observados a fim de evitarmos aglomerações nos escritórios, preservando assim a saúde dos criadores, servidores e colaboradores. Dentre os protocolos podemos citar o distanciamento entre as pessoas, higienizar bem as mãos com água e sabão, fazer uso de máscaras e de álcool em gel.

Os protocolos sanitários também deverão ser seguidos para o manejo dos animais, com a realização da limpeza antes e depois de superfícies e equipamentos usados na vacinação; manter a temperatura da vacina entre 2° a 8°, dentre outros.

A perspectiva para esta etapa da campanha é vacinar 2.862.153 bovinos e bubalinos com idade até dois anos, de acordo com o rebanho cadastrado na Agência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.