SÃO LUÍS - Onze pessoas foram presas em flagrante, na noite dessa quarta-feira (26), no bairro Cohab, em São Luís, por prática de poluição sonora. As prisões foram realizadas por meio da Operação Harpócrates (Deus do silêncio na mitologia grega, coordenada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) em parceria com polícias civil e militar e Corpo de Bombeiros. Todos os presos estavam trafegando em motos com canos de descargas adulterados, sem silenciador, com o intuito de causar barulho.
Do MP-MA, participaram da mobilização os promotores de justiça Cláudio Alberto Guimarães (Controle Externo da Atividade Policial) e Reinaldo Campos Castro (da Comarca de Raposa).
As motos foram apreendidas e, após a vistoria dos legistas do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), os canos de descargas irregulares deverão ser substituídos por canos regulares, permitidos pela legislação. Depois desse procedimento, as motos são liberadas aos proprietários.
Os condutores vão responder pela prática de crime ambiental (poluição sonora), previsto no artigo 54 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Além da fiança no valor de R$ 1.045 (um salário-mínimo), imposto aos condutores, presos em flagrante, uma multa será encaminhada pela Secretarias Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT) aos proprietários das motos, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Saiba Mais
- Justiça obriga Município de São Luís e Procuradoria do Estado a fiscalizar poluição sonora na Lagoa da Jansen
- Operação mira motos adulteradas e perturbação do sossego: 45 apreensões em uma noite
- Operação mira condutores em motos barulhentas e apreende mais de 60 veículos na noite dessa terça em SL
- Grupo em motos barulhentas perturba o sossego e assusta a população: “bateu atrás do meu carro, eles trancam a gente”
- Poluição sonora: 109 flagrantes efetuados durante a operação Rolezinho na Grande São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.