Covid-19

Inquérito sorológico terá resultados divulgados na segunda-feira (24), anuncia Flávio Dino

Em fase final, o inquérito acompanha 4.080 pessoas em 69 municípios maranhenses.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão.
Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão. (Foto: Reprodução / YouTube)

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), concedeu entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (21), apresentando um panorama da pandemia da Covid-19 no Estado. Além disso, o governador anunciou novas ações de combate da doença.

Leia também:

Governo do Maranhão anuncia investimento de R$ 558 milhões em Plano Emergencial de Empregos

Segundo o governador, a cidade de Imperatriz, na região tocantina, segue apresentando aumento no número de internações clínicas em decorrência da Covid-19. Entretanto, ações de ampliações de leitos e outras medidas estão sendo adotadas preventivamente a fim de atender a demanda.

Outro anúncio feito por Flávio Dino na manhã desta sexta-feira (21), foi que os resultados do inquérito sorológico, realizado em 69 municípios maranhenses, será divulgado na próxima segunda-feira (24), pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e pelos pesquisadores que estão à frente do estudo. “Lembrando que o inquérito sorológico não foi feito de forma censitário, mas, sim, por amostragem, critérios estatísticos científicos para nós dimensionarmos quantas pessoas do Maranhão tiveram contato com o coronavírus, mesmo sem saber”, disse Dino.

Entenda o inquérito sorológico

A pesquisa, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Laboratório Central do Maranhão (Lacen), tem por objetivo avaliar o cenário atual da pandemia no Estado e contribuir para conhecer o estágio da infecção dos maranhenses pela doença. O estudo está sendo finalizado em 69 municípios em todas as 19 regiões de saúde do Maranhão.

O inquérito teve início no dia 27 de julho. No total, 4.080 pessoas estão acompanhadas no estudo, que é feito por 58 entrevistadores.

“No momento da coleta, é feito um questionário por meio de um aplicativo e também é coletado o sangue venoso, um método extremamente sensível e de forma inédita no Brasil, visto que os demais estudos feitos em território nacional foram realizados através de teste rápido. Dessa forma, poderemos ter um melhor retrato do cenário de infecção pelo coronavírus no estado do Maranhão”, afirma Léa Márcia Melo, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Plano Emergencial de Empregos

Durante a coletiva, Flávio Dino voltou a falar do Plano Emergencial de Empregos (PEE). O plano, intitulado Plano Celso Furtado, em homenagem ao economista paraibano que foi o fundador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), deve ter um investimento de R$ 558 milhões em obras e compras públicas.

A medida, segundo o governo, é para retomada da economia e geração de empregos no Maranhão, visando superar os impactos provocados pela pandemia da Covid-19.

Segundo Flávio Dino, as verbas serão direcionadas para as áreas de: infraestrutura, educação, saúde, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, habitação, segurança pública, agricultura familiar, desenvolvimento social, economia solidária e agricultura e pesca.

Taxa de ocupação

Segundo dados da SES, referentes a última quinta-feira (20), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para pacientes com a Covid-19 na Grande São Luís está em 36,84%. Isso significa que dos 152 leitos existentes, 56 estão ocupados.

Em Imperatriz, cidade que tem apresentado alta no número de internações pela Covid-19, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 83,33%. Isso representa 45 leitos ocupados dos 54 existentes.

Nas demais regiões do Maranhão, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 está em 32,56%. Isso significa que do total de 215 leitos existentes, 70 estão ocupados por pacientes com o novo coronavírus.

Coronavírus no Maranhão

O último boletim epidemiológico da SES, divulgado na noite dessa quinta-feira (20), revelou que o Maranhão tem 141.860 casos confirmados e 3.315 mortes pela Covid-19. A taxa de letalidade da doença no Estado registrou nova queda e está em 2,33%.

Ainda segundo a SES, 130.415 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a SES, 1.255 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no Estado e receberam alta, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.