Para superar impactos da Covid

Governo do Maranhão anuncia investimento de R$ 558 milhões em Plano Emergencial de Empregos

Segundo Flávio Dino, o Plano Celso Furtado prevê a aplicação de investimentos em diversas áreas, além da manutenção de mais de 60 mil empregos para que haja retomada da economia no Maranhão.

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Os investimentos, de acordo com Flávio Dino, serão realizados entre os meses de agosto a dezembro deste ano, tendo como fonte o tesouro estadual, fundos estaduais e federais.
Os investimentos, de acordo com Flávio Dino, serão realizados entre os meses de agosto a dezembro deste ano, tendo como fonte o tesouro estadual, fundos estaduais e federais. (Foto: Reprodução/Governo do Maranhão)

SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira (20), o governo do Estado do Maranhão anunciou que irá implantar o Plano Emergencial de Empregos (PEE). A medida, segundo o governo, é um plano emergencial para retomada da economia e geração de empregos no Maranhão, para superar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19.

"Nós queremos zerar o efeito recessivo da pandemia do coronavírus, compensá-lo integralmente e garantir que nós possamos sinalizar qual é o caminho da retomada", disse o governador Flávio Dino durante entrevista coletiva, nesta quinta.

O PEE, intitulado Plano Celso Furtado em homenagem ao economista paraibano que foi o fundador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), deve ter um investimento de R$ 558 milhões em obras e compras públicas.

Os investimentos, de acordo com Flávio Dino, serão realizados entre os meses de agosto a dezembro deste ano, tendo como fonte o tesouro estadual, fundos estaduais e federais.

As verbas serão direcionadas para as áreas de: infraestrutura, educação, saúde, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, habitação, segurança pública, agricultura familiar, desenvolvimento social, economia solidária e agricultura e pesca.

Durante entrevista coletiva, realizada nesta quinta, Flávio Dino destacou que o PEE vai priorizar as obras na área da saúde, por meio da construção de hospitais e policlínicas.

Além disso, vai gerar empregos com a criação do programa Emprego Jovem. A meta é criar mais de 2 mil vagas no mercado de trabalho. O projeto de Lei para que o Emprego Jovem seja criado ainda será enviado para a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Ainda segundo o governador, uma das principais metas do PEE é manter o mesmo número de empregos criados no mesmo período de 2019, que teve 62.927 admissões.

Outras medidas que devem ser tomadas no PEE é a adoção de benefícios fiscais como a anistia, parcelamento, desconto em multas e juros de créditos tributários.

Veja, no G1 MA, os detalhes dos investimentos por área e quais medidas deverão ser tomadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.