Operação

Equipes de mergulho darão início aos trabalhos de inspeção em navio encalhado no Maranhão

Uma nova reunião foi realizada pela Marinha do Brasil, neste domingo (1º), com órgãos responsáveis e empresas envolvidas no caso.

Imirante.com, com informações da Marinha do Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Navio Stellar Banner está carregado de minério de ferro e encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão.
Navio Stellar Banner está carregado de minério de ferro e encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão. ( Foto: reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS – A Marinha do Brasil realizou uma reunião com representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Ardent Global, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui e Agentes Marítimos, neste domingo (1º), na Capitania dos Portos do Maranhão (CP-MA), para discutir sobre a situação do navio Stellar Banner, que está carregado de minério de ferro e encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão.

Saiba mais:

Ibama não visualiza sinais de óleo em área onde navio encalhou no Maranhão

Marinha pretende esvaziar parte dos tanques para tentar desencalhar navio na costa do Maranhão​

Segundo a Marinha, a situação permanece estável. O monitoramento feito por embarcações e sobrevoo de aeronave, realizados neste domingo (1º), confirmam a ausência de vazamentos de óleo ou minério. Preventivamente, as barreiras de contenção continuam dispostas sobre o mar.

A Marinha informou, também, que o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” chegou à área de ação para reforçar o apoio às ações desenvolvidas, juntamente com os demais meios empregados.

Em comunicado oficial, a Marinha disse que equipes de mergulho darão início aos trabalhos de inspeção da embarcação para que sejam identificados os danos no casco e compartimentos alagados.

Equipes estão realizando a selagem (vedação) de um grupo de suspiros dos tanques de combustível, bem como o reforço nas travas de fechamento dos porões de carga do NM Stellar Banner.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.