Ministério da Educação

Prova Brasil avalia cerca de 13 mil alunos de 161 escolas em São Luís

Da rede municipal de ensino de São Luís participam 461 turmas do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Cerca de 13 mil alunos de 161 escolas da rede municipal de ensino de São Luís estão participando da avaliação do Prova Brasil 2017, que iniciou nesta segunda-feira (23) e vai até 3 de novembro. A sondagem é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), realizada com o objetivo de mensurar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas e privadas do país, fornecendo resultados para cada unidade escolar, bem como do ensino de modo geral. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"Esta é mais uma ação importante realizada na cidade, para que possamos preparar melhor nossos alunos. Para que isso aconteça, desenvolvemos nosso próprio Sistema de Avaliação Educacional, executado de maneira que nos possibilite conhecer melhor a real situação da aprendizagem de nossos alunos, a realidade escolar, centrarmos nas suas principais dificuldades e ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias à aquisição do conhecimento que precisam ter", afirmou o titular da Semed, Moacir Feitosa.

Da rede municipal de ensino de São Luís participam 461 turmas do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão submetidos a testes de proficiência de língua portuguesa e matemática. Professores e gestores também respondem a questionários contextuais socioeconômicos para fornecer ao MEC informações sobre a formação docente e em que contexto está se dando o processo ensino-aprendizagem nas escolas.

Diagnóstico

A Prova Brasil é uma avaliação bianual que abrange, de forma amostral, escolas e alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio. O método visa ainda avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira e apresentar indicadores contextuais sobre as condições externas e internas em que ocorre o trabalho da escola.

Segundo a coordenadora municipal do Núcleo de Avaliação Educacional da Semed, Vera Gonçalves, a rede municipal de ensino de São Luís tem realizado continuamente a formação em avaliação educacional para professores, oportunizando aos educadores o estudo das matrizes de referência da Prova Brasil, que são língua portuguesa e matemática.

"A Prova Brasil é de suma importância por ser, também, um dos indicadores da composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A utilização pedagógica dos resultados da Prova Brasil tem sido temática constante de nossas reuniões com gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da rede de ensino de São Luís, pois é importante que as escolas façam a interpretação pedagógica das Escalas de Proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica, nos conteúdos curriculares de língua portuguesa e matemática", observou Vera Gonçalves.

Ainda segundo a gestora, todo o planejamento das atividades de intervenção pedagógica depende do conhecimento do professor sobre o aprendizado do estudante, permitindo saber quais habilidades já foram consolidadas e as que ainda estão em desenvolvimento. "O diagnóstico fidedigno sobre os níveis de proficiência dos estudantes é muito importante para o trabalho desenvolvido em sala de aula pelo professor", disse ela.

O sistema é um programa de avaliação em larga escala, que garantirá ao gestor escolar e ao professor as ferramentas e dados importantes para o diagnóstico da realidade escolar, capazes de auxiliar na elaboração de soluções aos problemas identificados pela avaliação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.