MA-201 liga São Luís a São José de Ribamar

Estrada de Ribamar não apresenta desenvolvimento, apesar de interligar grandes cidades

A infraestrutura da via apresenta diversos problemas. Os principais são a falta de sinalização, poucas paradas de ônibus e o trânsito, muito conturbado.

Arlan Azevedo/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
 Neste trecho da feirinha, o trânsito é conturbado entre carros, ônibus, pedestres... e outros veículos. Foto: Arlan Azevedo/Imirante.com
Neste trecho da feirinha, o trânsito é conturbado entre carros, ônibus, pedestres... e outros veículos. Foto: Arlan Azevedo/Imirante.com

SÃO LUÍS - A Estrada de Ribamar (MA-201) passa por bairros bem populosos de São Luís, como a Maiobinha, Maiobão e Forquilha, ao longo da sua extensão. Ela liga as duas maiores cidades da Grande São Luís - a capital maranhense e São José de Ribamar, e a infraestrutura da via apresenta diversos problemas. Os principais são a falta de sinalização, poucas paradas de ônibus e o trânsito, muito conturbado em alguns trechos.

No trajeto, se destaca a feirinha do bairro Maiobão, onde o trânsito é, na maior parte do tempo, lento, ou parado. Segundo Marta Lopes, moradora do bairro, durante o final de semana, a situação é ainda mais complicada. “Às vezes, para chegar na minha casa, eu preciso ficar mais de 30 minutos no engarrafamento. Não tem sinalização, nem educação dos motoristas. Vive acontecendo acidentes”, explicou.

Outro ponto que chama a atenção pelo trânsito constante, é o ponto onde a MA-202 se encontra com a Estrada de Ribamar. Daquele ponto em diante, no sentido Forquilha - Jardim Alvorada, o trânsito apresenta-se lento, na maior parte do tempo.

Na intersecção entre a MA-201 e a MA-202, a área inteira apresenta lentidão no trânsito. Foto: Arlan Azevedo/Imirante.com
Na intersecção entre a MA-201 e a MA-202, a área inteira apresenta lentidão no trânsito. Foto: Arlan Azevedo/Imirante.com

Francisco Brandão precisa utilizar a pista todos os dias para ir ao trabalho, e tentou explicar o possível motivo para a lentidão no local. “Eu acredito que o principal motivo é o estreitamento da pista. Sempre vai ser lento. Não tem espaço pra todos os carros. Esse é só um dos problemas da Estrada de Ribamar”, afirmou.

Além disso, os moradores da região passam por problemas, também, no quesito travessia. Para Wallas dos Santos, morador do Maiobão, é um transtorno atravessar a pista, e, também, aguardar a passagem de ônibus ao longo da via. "A única parada de ônibus que é aceitável, em toda MA-201, fica em frente ao Shopping. No restante da Estrada de Ribamar, não existe. Eu me pergunto como as autoridades não resolvem isso...", desabafou.

A Prefeitura de São José de Ribamar informou, por meio de nota, que "a Estrada de Ribamar é uma rodovia estadual, de competência do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura".

A Agência de Transporte e Mobilidade Urbana, também se pronunciou sobre as condições da estrada, por meio de nota. Leia na íntegra:

"Sobre os pontos de parada e sinalizações da MA-201 (Estrada de Ribamar), a Agência de Transporte e Mobilidade Urbana ( MOB) informa que está preparando um plano de tráfego para a área citada. O projeto inclui sinalização adequada e pontos de parada (abrigos) padronizados".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.