Segurança

Veja dicas para não se perder dos filhos em locais públicos

Suposto sequestro em <i>shopping</i> de São Luís repercutiu nas redes sociais. Caso não passou de uma distração dos pais dentro de um supermercado.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Reprodução)

SÃO LUÍS – Um suposto sequestro em um supermercado de São Luís repercutiu nas redes sociais nessa terça-feira (7). De acordo com a mensagem, espalhada via áudio pelo aplicativo Whatsapp, um casal teria distraído os pais de uma criança e tentado sequestrar a menina. O caso teria acontecido dentro de um shopping da capital maranhense. Entretanto, imagens do circuito interno de segurança do supermercado mostraram que não houve tentativa de sequestro, mas, sim, uma distração dos pais, que perderam a criança de vista.

Situações como essas são comuns em locais com grande movimentação de pessoas e é preciso ficar atento para que as crianças não se dispersem. Caso percam a criança de vista, os pais devem acionar, imediatamente, a segurança do local onde o fato aconteceu e a polícia.

A Polícia Civil do Maranhão dá algumas dicas que podem ajudar a prevenir esse tipo de transtorno, Veja:

- Ensine as crianças a pedir auxílio à polícia (pessoalmente ou por telefone) ou às pessoas conhecidas, quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que estejam molestando.

- Oriente para que elas não aceitem balas, doces, presentes ou brinquedos de pessoas desconhecidas.

- Oriente seus filhos para não desviarem do trajeto casa-escola-casa, sem prévio acordo.

- Oriente seus filhos para que se afastem de situações perigosas, tais como: armas, acidentes, aglomerações, discussões, etc.

- Ajude a criança a decorar o nome completo e o telefone de casa. Crianças pequenas devem andar com um cartão de identificação: nome, endereço, telefone, nome dos pais.

Outra dica importante é orientar a criança para que ela converse com alguém caso perceba que está perdida. Ao chegarem em um local como shoppings ou parques de diversão, mostre quem são os seguranças ou os policiais e que uniforme usam. Fotografe a criança antes de sair de casa, assim você terá um registro exato das roupas que ela está usando no dia. Essa informação será muito importante em uma emergência. Quando estiver com mais de uma criança e mais de um adulto, coordene antes do passeio quem ficará de olho em quem. É comum os incidentes acontecerem justamente quando um dos responsáveis acha que o outro está de olho e vice-versa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.