Polícia

SSP inicia nova turma do Grupo de Resposta Tática

O curso irá durar cerca de 40 dias, durante 24 horas, com a participação de 34 alunos.

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Na tarde desta segunda-feira (10), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou a cerimônia de abertura da nova turma do Grupo de Resposta Tática (GRT) no auditório Delegado Leofredo Ramos. A nova turma está ligada ao Departamento de Operações Táticas Especiais (Dote) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

O curso irá durar cerca de 40 dias, durante 24 horas, com a participação de 34 alunos, entre policiais civis e militares, agentes penitenciários e da Guarda Municipal dos Estados do Maranhão, Roraima, Amazonas e Mato Grosso, e terá como chefe de instrução, o delegado André Gossain.

Segundo o chefe de instrução, as aulas serão ministradas, principalmente, na Academia de Polícia Civil, no bairro São Raimundo, em São Luís. Além disso, os treinamentos ocorrerão também nas áreas terrestres do 24ª BC do Exército Brasileiro; do Corpo de Bombeiros Militar, (CBM-MA) e da Polícia Militar (PM) e na mata preservada da empresa Alumar. E, na parte aérea, os alunos contarão com o apoio do Grupo Tático Aéreo.

“Durante os treinamentos, os agentes vão se especializar em operações ribeirinhas; técnica com explosivos; combate a recinto fechado; tiro de precisão; serviço de inteligência; navegação via GPS e bússola; direitos humanos, psicologia aplicada, entre outros. Nós faremos sempre o melhor para que cada aluno saia com o maior nível de aprendizado possível, para que possamos trazer resultados positivos para a sociedade” detalhou o delegado André Gossain.

O representante do Comando Geral, coronel José Pereira, parabenizou os alunos pelo ingresso no curso do GRT. “Participei da primeira turma do GRT e faço parte dessa família. É sempre uma alegria quando recebemos candidatos ávidos e dedicados como esses”, declarou.

Para o secretário da SSP, o curso do GRT é de grande importância para o sistema de segurança, pois mostra que, a cada dia, os policiais querem mostrar o seu melhor e trazer mais segurança para a população. “O Grupo de Resposta Tática é um dos pilares da nossa polícia. São eles que estão nas situações mais críticas e, rapidamente, dão respostas rápidas e eficazes à sociedade maranhense”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso de Moraes.

De acordo com o superintendente da Seic, Luís Jorge Matos, os agentes do GRT são a nossa salvaguarda. “Noventa por cento das operações de alto risco, realizadas pela Seic, quem está a frente são os policiais do Grupo de Resposta Tática”, salientou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.