Verificação periódica

Quase 500 táxis estão circulando irregularmente em São Luís

Cerca de 30% da frota não realizou a verificação metrológica de taxímetros.

Divulgação/Inmeq

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação)

SÃO LUÍS - Cerca de 30% da frota de táxis de São Luís não realizou a verificação metrológica anual de taxímetros junto ao Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no Maranhão. O prazo para a verificação periódica encerrou-se no dia 21 de setembro e quem deixou de fazer, além de pagar multa, pode até perder a autorização para circular.

A verificação metrológica dos taxímetros visa assegurar a fiscalização dos valores cobrados ao consumidor pelo serviço de taxi na cidade. Luís tem uma frota de 2.100 táxis. Até o mês de setembro, 1.647 veículos fizeram a verificação de taxímetros.

O procedimento, que é anual e obrigatório por lei, é realizado pelo Inmeq-MA. Basta o taxista comparecer à sede do órgão, no Olho D´Água, conforme relação dos pontos de táxis e de datas. Durante a inspeção, os técnicos verificam, na presença do taxista, se o taxímetro está de acordo com as normas do Inmetro nas bandeiras 1 e 2.

"Esse procedimento acontece em uma pista demarcada, onde percorremos 1.050 metros para cada bandeira com velocidade de até 60 km/hora", explica o técnico metrológico, José Magno de Campos Santos. O metrologista também verifica o lacre, o selo de verificação aplicado no ano anterior e se a circunferência dos pneus (aros) está de acordo com a informação que consta no documento do veículo.

Entre as irregularidades comuns encontradas durante as verificações metrológicas, estão diferenças no quilômetro rodado, display queimados e pneus fora do padrão apresentado no documento. "Esses problemas detectados durante o ensaio, são encaminhados para correções em oficinas mecânicas credenciadas pelo Inmetro. Após os ajustes, o taxista retorna ao órgão para refazer a verificação metrológica. Somente depois de sanados os problemas, então o taxímetro recebe o lacre do Inmetro", afirma o Magno Santos.

Taxista há dez anos, Marlon Gomes considera o trabalho de verificação metrológica importante para o profissional e para o passageiro. "Acho essencial essa fiscalização do Inmetro porque aquele consumidor que costuma usar o táxi passa a ter mais confiança e, o profissional, mais credibilidade. Com isso o passageiro tem a certeza de que não está sendo lesado", diz o taxista.

Ao entrar no táxi, o passageiro deve verificar se o taxímetro possui o lacre amarelo e o selo de verificação anual do Inmetro. O taxista deve sempre ligar o aparelho na presença do passageiro. Se o consumidor tiver dúvidas ou verificar que o táxi não possui o selo do Inmetro ou que o lacre está rompido, pode fazer a denúncia, ligando para a Ouvidora do Inmeq-MA: 0800 071 5281.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.