Falsas Denúncias

Ciops tem registrado cerca de 40 trotes diários sobre ataques

Maioria das ligações é de denúncias falsas de ataques a escolas.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

SÃO LUÍS - Por causa da onda de ataques que São Luís viveu no fim de semana passado, o Centro Integrado de Operações de Segurança do Maranhão (Ciops) tem recebido, desde sábado (20), cerca de 40 trotes diários com ameaças de novos ataques. A maioria das ligações é de denúncias falsas de ataques a escolas. Do dia 1º até ontem (24), o Ciops recebeu quase 151 mil ligações, 29 mil apenas de sábado até terça-feira (23). De acordo com o centro, 30% das chamadas feitas, diariamente, são trotes.

Na manhã de sábado quatro ônibus do sistema de transporte coletivo de São Luís foram incendiados e apedrejados na capital. A ordem dos ataques partiu de detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Os ataques, que voltaram a ocorrer na madrugada e início da manhã de segunda-feira (22), e deixaram a população com medo de uma nova onda de violência. Com isso, aumentou o número de ligações feitas para o Ciops, com denúncias baseadas em boatos.

No sábado, dia dos ataques, o Ciops registrou 7.741 chamados. No domingo, dia 21, o número subiu para 8.073. Na segunda-feira, dia 22, quando novos ataques foram registrados, o número de ligações foi menor, mas ultrapassou 6 mil chamados. "Nós continuamos recebendo ligações de pessoas denunciando supostos ataques e incêndios pela cidade. Na terça-feira [dia 23], recebemos uma denúncia de incêndio no prédio do Ciops", informou Aureanny Meneses, coordenadora do Teleatendimento do Ciops.

Aureanny Meneses informou, também, que a maioria dos boatos é de denúncias de ataques a escolas, terminais de integração, logradouros públicos e incêndio a coletivos. "Nenhuma das ligações feitas para o Ciops é descartada. Os boatos de ataques nós registramos como informação para a Polícia Militar ou Civil. Em todo caso, uma viatura é enviada para o local para checar a veracidade do fato, mas praticamente todas são falsas", explicou.

Nos últimos dias, também, ficaram comuns ligações com denúncias de ataques à Prefeitura de São Luís, delegacias e universidades. A maioria das chamadas é originada da área leste da cidade, que inclui bairros como Cidade Operária, Cidade Olímpica e região, além de outros municípios da região metropolitana, como Raposa, onde, segundo ligação feita ao Ciops, na terça-feira, haveria um ataque à sede da Prefeitura da cidade, e de São José de Ribamar, onde uma denúncia, no mesmo dia, indicava uma ação criminosa no Viva Panaquatira. As duas ações, também, não passaram de boatos.

Total

O número de chamadas recebidas pelo Ciops este mês corresponde a 75% do total registrado durante todo o mês de agosto, cuja média diária foi de 6.421 denúncias. Este mês, a média diária é de 6.552 denúncias. Aureanny Meneses avalia que setembro deve fechar com um número de ligações superior ao do mês de agosto. "Pelo número de ligações que temos recebido, acredito que vamos ultrapassar os 200 mil chamados até o fim do mês", comentou.

Leia mais na edição on-line de O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.