SÃO LUÍS – Após a polêmica da nova sinalização eletrônica de São Luís, onde não há placas advertindo os motoristas sobre as regras de circulação, e com muita gente podendo ser multada sem saber o porquê, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), agora, firmou um contrato independente com a empresa VIP Leilões, e pode enviar os carros apreendidos para serem leiloados.
Até o mês de julho deste ano, apenas o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) podia enviar os veículos apreendidos, que os donos não regularizavam a situação no prazo estabelecido, para o leilão. Agora, segundo a gerente do setor de veículos da VIP Leilões, Amanda Lages, desde o dia 1º de agosto, a SMTT, por meio de licitação, firmou um contrato independente com a empresa, e pode, também, mandar os veículos para leilão.
Amanda Lages explica que, a SMTT está realizando fiscalização na cidade em busca de situações irregulares. “Os caminhões ficam fazendo ronda junto com a SMTT, os (veículos) que eles encontram com irregularidades, são trazidos pra cá. Acredito que apenas 10% vai pra leilão, que são dos proprietários que não conseguiram fazer a regularização. O motorista tem um prazo de 90 dias para se regularizar”, informou Amanda.
Valores altos
Como o pátio da SMTT está lotado, os veículos apreendidos pela Secretaria estão sendo levados para o pátio da VIP Leilões, que fica na BR-135. Alguns motoristas procuraram o Imirante.com para reclamar sobre a diferença dos valores cobrados pelo guincho e diária dentro do pátio da VIP em comparação com os cobrados pelo Detran-MA.
A nossa reportagem averiguou os valores e constatou que os cobrados pela SMTT são mais caros do que o do Detran-MA.
Segundo a gerente da VIP Leilões, Amanda Lages, a renda dos bens leiloados, bem como o valor das multas pagas (varia de acordo com a infração), ficam com o órgão responsável pela apreensão do veículo, no caso, a SMTT ou o Detran-MA. Mas, segundo o Detran, com o dinheiro que é arrematado do veículo paga-se os débitos. O restante, se houver, o antigo proprietário poderá vir ao Detran-MA requerer o saldo no setor de leilão, para dar entrada no processo.
Motorista revoltado
O Imirante.com foi ao pátio da VIP Leilões e encontrou um motorista revoltado com a apreensão do seu carro. Segundo Fábio Castro, ele estava circulando por uma avenida no bairro Monte Castelo, quando teve seu carro cercado por dois veículos da SMTT e um caminhão de guincho.
“Eles tomaram o carro da minha mão e disseram que eu não podia rodar em São Luís, já que minha placa é de Ribamar. Mas meu veículo está todo regularizado, quer dizer que eu não posso rodar na cidade? Eles trouxeram meu carro pra VIP Leilões e tive que pagar R$ 350 só de guincho e diária, sendo que meu carro ficou só três dias no pátio”, afirmou o motorista.
Fábio Castro disse que registrou uma ocorrência, e que o delegado disse que foi abuso de autoridade.
Segundo a Prefeitura de São Luís, o carro de Fábio foi apreendido, pois ele estaria fazendo serviço de táxi na capital. Mas, como sua placa é São José de Ribamar, ele não pode circular em São Luís como taxista.
A SMTT foi procurada pela equipe do Imirante.com para falar sobre o contrato firmado com a VIP Leilões e como foi feito o processo licitatório. Além de saber o porquê de serem cobrados altos valores de guincho e diária, diferente do Detran-MA. Mas, até a publicação desta reportagem, a SMTT não se pronunciou sobre o caso.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.