SÃO LUÍS - Os novos equipamentos de fiscalização eletrônica já estão, desde o fim do mês de julho, em funcionamento por ruas e avenidas da capital maranhense. São Luís conta com novas barreiras eletrônicas, fotossensores e radares. Mas a pergunta que fica é: Será que o cidadão conhece as novas regras da sinalização eletrônica?
Os fotossensores instalados em São Luís, além de registrarem as infrações de avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestre, também, fazem o registro da velocidade com que o veículo cruza a sinalização, dessa forma funcionando como um radar convencional. O equipamento também fará o registro dos condutores que ultrapassarem em sinal verde com velocidade superior a 60 km/h. O objetivo do aparelho é promover a diminuição do número de acidentes, fixando a velocidade máxima em 60 km/h.
O Imirante.com foi às ruas para descobrir a opinião dos motoristas sobre essa nova sinalização. A equipe circulou pelas principais Avenidas para verificar se houve melhoria no fluxo do trânsito da capital maranhense.
“Passo diariamente pela Avenida São Luís Rei de França e só vi, até agora, um fotossensor em frente à faculdade Fama. E digo mais, o aparelho está quase em cima da faixa de pedestres e da parada de ônibus. Será mesmo que houve algum estudo para colocação desses aparelhos?”, disse o motorista Afonso Celso.
Segundo José Reinaldo, motorista a 30 anos, que passa diariamente na Avenida Jerônimo de Albuquerque, não houve uma divulgação satisfatória. “Estou sempre ligado nas notícias, mas não vi nada sobre essa nova sinalização. Estou sabendo agora que se eu passar acima de 60 Km/h serei multado. Já estava acostumado as antigas barreiras”, disse José Reinaldo.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) não se pronunciou até o fechamento dessa matéria.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.