SÃO LUÍS - Apesar das chuvas intensas registradas no mês de maio em São Luís, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que não houve aumento no número de casos de dengue na capital, sendo mantida a tendência de queda registrada nos últimos anos. De janeiro a maio deste ano, foi registrada uma média de 350 casos, enquanto no mesmo período de 2013 houve o registro de 530.
Desde 2012, São Luís vem registrando queda nos casos de dengue notificados. As chuvas abaixo da média naquele período foram um dos fatores que contribuíram para a não proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Mas este ano, sobretudo no mês de maio, as chuvas se intensificaram. De acordo com o Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (NUGEO), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o volume de chuvas esperado para todo o mês de maio era de 316 milímetros, índice que foi superado.
Com isso, a expectativa era que houvesse um aumento no total de casos notificados da doença, o que não ocorreu, pois nos primeiros cinco meses deste ano houve uma redução de 34% em relação ao mesmo período de 2013. A Semus informou ainda que, neste ano, foram registradas duas mortes relacionadas a casos de dengue. Em 2013, foram sete. Este ano, ainda não houve registro dos casos mais graves da doença.
Leia mais na edição on-line de O Estado.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.