Protesto

Irregulares, "táxis-lotação" param trânsito no centro de SL

Agentes da SMTT estão no local tentando negociar com manifestantes.

Imirante, com informações da Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
 No detalhe, placas são escondidas por motoristas. Foto: Domingos Ribeiro / Mirante AM.
No detalhe, placas são escondidas por motoristas. Foto: Domingos Ribeiro / Mirante AM.

SÃO LUÍS - As ações para coibir a circulação de táxi-lotação, popularmente conhecidos como "carrinhos", por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), no Centro da capital maranhense, gerou protesto na manhã desta terça-feira (15).

Os condutores, esconderam as placas dos veículos, e impediram o tráfego de veículos nas imediações da Praça Deodoro, gerando um extenso engarrafamento, que já chegava no Bairro da Alemanha. Agentes da SMTT tentaram negociar com os manifestantes, mas não aceitaram. O secretário Canindé Barros disse que o caso é para a Polícia Militar resolver.

O táxi-lotação, sem autorização, é uma prática irregular passível de punição, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois o município, responsável pela gestão do trânsito em São Luís, não autorizou a exploração da atividade.

Irregular

O transporte irregular de passageiros é uma infração média, conforme CTB. De acordo com a legislação, quem for flagrado desempenhando essa atividade é punido com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), paga uma multa de R$ 85,13 e tem o veículo retido.

Porém, muitas pessoas que estão nessa atividade preferem ignorar a determinação e agir na clandestinidade. O reflexo está não apenas no número de motoristas que fazem o transporte de passageiros sem a autorização, mas também na quantidade de multas aplicadas a motoristas que desempenham essa atividade.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), no ano passado foram aplicadas 1.661 multas a condutores que fizeram o transporte de passageiros sem permissão em São Luís. Este ano, já foram aplicadas 318 multas por esse tipo de infração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.