Ciência e Tecnologia

Lançado o programa "Viva Internet", na comunidade da Vila Luizão

Programa garante o acesso gratuito à internet, via rede <i>wi-fi</i>.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
Governadora lança programa "Viva Internet".
Governadora lança programa "Viva Internet". (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney lançou na manhã desta sexta-feira (11), o programa "Viva Internet", rede via wi-fi, que garante o acesso gratuito à internet e estará disponível em áreas turísticas, escolares e residenciais de São Luís. O lançamento aconteceu na Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Vila Luizão, e contou com a presença de várias autoridades.

Sob a gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), o Viva Internet integra as ações do programa de investimentos Viva Maranhão, dentro do Projeto de Modernização e Ampliação dos Serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação, executado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Viva Internet visa promover a inclusão digital de milhares de maranhenses à rede mundial de computadores, os quais poderão ter acesso à tecnologia e a conteúdos da web e emails, estimulando o incentivo à pesquisa.

Pontos

Os primeiros pontos ativos estão localizados na Avenida Litorânea e na Vila Luizão (com cobertura na Avenida Luizão, Feira da Vila Luizão e Unidade de Segurança Comunitária). Em breve, estarão disponíveis pontos de acesso no Centro, Camboa, Liberdade, Avenida dos Franceses, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e Ilhinha.

Para ter acesso à rede wi-fi, o usuário terá que fazer o cadastro na página do "Viva Internet", criada pela Secretaria de Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati) da Seplan.

A ação é uma medida de fortalecimento das políticas públicas de tecnologias da comunicação, seguindo as mesmas prerrogativas de outras áreas, como educação, saúde, moradia, segurança e alimentação.

O "Viva Internet" está de acordo com a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê o acesso à internet como um direito de todos os cidadãos. Com essa ação, portanto, o governo do Estado cria oportunidades iguais de acesso à internet, reduzindo a exclusão digital.

O programa, que passou por fase de testes, utiliza a estrutura já implantada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para o Sistema de Videomonitoramento, incluindo o cabeamento de rede instalado nos postes de energia elétrica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.