Julgamento

Chagas volta ao banco dos réus para julgamento de mais três crimes

Mecânico é apontado como autor de 42 homicídios envolvendo crianças, 30 no Maranhão e 12 no Pará.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - Pela 11ª vez o mecânico Francisco das Chagas Rodrigues de Brito sentará no banco dos réus, desta vez na Comarca de Paço do Lumiar, na próxima quinta-feira (26). O julgamento está previsto para começar às 8h e vai acontecer no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), que fica localizado na Avenida 14, nº 18, quadra 2, Conjunto Maiobão. A juíza da 1ª Vara de Paço do Lumiar, Jaqueline Reis Caracas, vai presidir a sessão.

Desta vez, Chagas será julgado, simultaneamente, em dois processos cujos crimes foram cometidos em 1997 contra três vítimas menores de idade. No primeiro caso, duas crianças teriam sido atraídas até um matagal da invasão Nova Jerusalém, sendo assassinadas em seguida. Já no segundo caso, o processo diz respeito ao homicídio de outro menor, com apenas 12 anos de idade. Crimes ocorreram nas proximidades na Maioba.

A juíza que vai presidir a sessão do Tribunal do Júri, Jaqueline Reis Caracas, informou que o processo está devidamente instruído e que espera que a audiência transcorra dentro da normalidade. A magistrada será auxiliada pela promotora Gabriela Brandão da Costa Tavernard. A defensora pública Gerusa de Castro Andrade atuará na defesa do acusado.

Francisco das Chagas é considerado o maior assassino em série do país e ficou conhecido nacionalmente por cometer crimes contra menores, no caso conhecido como "meninos emasculados". A atuação era semelhante em quase todos os casos, ele atraía as crianças para áreas de matagal com a falsa promessa de recompensas e praticava os crimes, que teriam ocorrido entre 1991 e 2002.

Prisão

Desde 2004, o mecânico se encontra preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Sua última condenação aconteceu na 1ª Vara de São José de Ribamar, em 2012, quando foi considerado culpado pelo assassinato, por afogamento em um brejo, de mais uma criança, de apenas 9 anos, que teria sido convidada para apanhar Buriti, fruto de uma palmeira nativa do Maranhão. Na época, mesmo ausente na sessão, ele foi condenado a 27 anos de prisão.

Com essa sentença, somada às penas anteriores, o mecânico já foi condenado a 277 anos. Chagas já foi condenado em outros 10 júris pelo homicídio de meninos, geralmente praticados por motivo torpe, empregando meios cruéis e sem chances de defesa para as vítimas. De acordo com laudo pericial, Francisco das Chagas é portador de transtorno de personalidade, inclusive com propensão a voltar a praticar novos delitos, em caso de soltura.

Chagas tem pelo menos 25 processos em decorrência dos crimes praticados, já tendo sido julgado em diversos deles. Os processos tramitam na 1ª e 2ª varas de São José de Ribamar, na 1ª Vara de Paço do Lumiar e 9ª Vara Criminal de São Luís. Nas varas de São José de Ribamar existem 14 processos contra o mecânico e outros nove em Paço do Lumiar.

De acordo com os autos processuais, o mecânico teria assassinado pelo menos 42 meninos, sendo que 30 moravam no Maranhão, na região da Ilha de São Luís, e 12 no Pará. Todas as vítimas tinham o mesmo perfil, com idade máxima de 15 anos e eram de famílias pobres.

São Luís

Na 9ª Vara Criminal de São Luís, o mecânico responde por mais dois homicídios cometidos na capital. Ele já foi julgado e condenado a 29 anos por um dos crimes, novamente praticado contra um menor. Chagas recorreu da decisão, mas o Tribunal de Justiça manteve a pena. A 9ª Criminal encaminhará a sentença para a Vara de Execuções Penais para cumprimento da pena.

Em outro processo, Francisco das Chagas é acusado do homicídio de outra criança, também ocorrido em São Luís. Segundo informações da 9ª Vara Criminal, o processo está aguardando para ser incluído na pauta do júri naquela unidade. Inicialmente o processo foi distribuído para a 4ª Vara do Tribunal do Júri, mas depois encaminhado à 9ª Vara Criminal, devido à competência para processar e julgar crimes contra crianças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.