Caso dos Meninos Emasculados

Francisco das Chagas é condenado a 108 anos de prisão

Neste julgamento, o autor do "caso dos meninos emasculados" respondeu por três homicídios.

Anderson França / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

PAÇO DO LUMIAR - Hoje (26), Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, 50, mecânico conhecido pela autoria do “caso dos meninos emasculados”, voltou a sentar no banco dos réus para ser julgado por mais três crimes praticados contra crianças no município de Paço do Lumiar. O júri popular foi realizado pela 1ª Vara Criminal do município e a sessão foi presidida pela juíza Jaqueline Caracas.

Neste novo julgamento, Francisco das Chagas foi condenado a 108 anos e três meses de reclusão. O criminoso responde por crime triplamente qualificado, ocultação de cadáver e atentado violento ao pudor.

Fransciso das Chagas foi julgado pelas mortes das crianças Raimundo Nonatos da Conceição Filhos, de 11 anos, Eduardo Rocha da Silva, 10, e Edivam Pinto Lobato, 12. Os três corpos foram encontrados em localidades do município. Os corpos de Raimundo Nontato e Eduardo Rocha foram descobertos em 1997, na Vila Nova Jerusalém, já o corpo de Edivam foi encontrado em uma construção próxima à Vila São José.

Dez testemunhas foram ouvidas pela manhã, entre elas, dois peritos criminais, o delegado responsável pelo caso e, também, os pais de duas vítimas. Durante à tarde foi a vez da defesa e da acusação fazerem a exposição dos argumentos. A sessão de julgamento do réu durou mais de dez horas.

Condenações

O responsável pelos crimes violentos já sentou no banco dos réus outras dez vezes, a soma das condenações chega a 277 anos de reclusão. Francisco das Chagas é acusado de matar e mutilar 42 crianças e adolescentes entre os anos de 1991 e 2004. No total, o mecânico responde por 30 homicídios no Maranhão e 12 no Estado do Pará, onde morou entre 1989 e 1993.

Em 2012, o assassino foi condenado a mais 27 anos de prisão no julgamento da morte do menino Alexandre Lemos Pereira de apenas nove anos de idade. O crime aconteceu em 2002, em São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.