Vereadores

Trabalhos na Câmara Municipal de São Luís serão reabertos hoje

Entretanto, por causa de uma reforma inacabada na sede do legislativo as atividades estão suspensas.

Carla Lima / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Recomeçam hoje os trabalhos na Câmara Municipal de São Luís. A primeira sessão de 2014 trará um Legislativo municipal com nova composição, com a saída da vereadora Helena Duailibe (PMDB) para assumir a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a chegada de Osmar Filho (PSB) e ainda passando por uma reforma inacabada.

Retornam às atividades no plenário da Câmara os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT) e Francisco Carvalho (PSL), que estavam de licença médica. Com a chegada deles, deixam o parlamento os suplentes Alencar Gomes (PDT) e Damasceno Moreira (PSL). Ainda permanecerão no mandato nesse primeiro mês de trabalhos parlamentares Eron Simões (PSL), que está na cadeira do presidente da Casa, e Isaías Pereirinha (PSL), que ficará de licença até o início de março.

Além dessa composição, a novidade será a presença do também suplente, Osmar Filho - que se licenciou do cargo de secretário municipal de Articulação Política - para assumir a vaga de Helena Duailibe, que sai para comandar a Semus. De acordo com nota divulgada pela assessoria da vereadora, ela participa da sessão de reabertura dos trabalhos hoje e, em seguida, apresenta o pedido de licença para assumir à tarde a Saúde municipal.

O que ainda não ficou definido é se Osmar Filho permanecerá na Câmara ou optará por voltar à Articulação Política. Segundo ele, somente hoje à tarde é que será decidido com o prefeito Edivaldo Júnior (PTC) se ele volta à pasta ou se permanece na Câmara. Caso retorne para o primeiro escalão da Prefeitura de São Luís, assumirá na Casa o segundo suplente, Severino Sales.

Reforma - Nesta semana, ocorrerá somente a sessão de reabertura de trabalhos na Câmara. Nos dias seguintes, as sessões serão suspensas por causa da reforma que teve início em janeiro.

Segundo presidente em exercício, Astro de Ogum (PMN), os reparos nos pisos dos gabinetes, no telhado e ainda a pintura da fachada da sede do Legislativo municipal não foram concluídos faltando cerca de 40% da obra.

"Começamos a fazer alguns reparos, mas acabaram aparecendo coisas novas que precisam ser reformadas também. Até domingo (ontem) tínhamos concluído 60% da obra. Acredito que em mais uma semana, esses reparos sejam concluídos", disse Astro de Ogum.

Assembleia também retomará os trabalhos

As atividades no Legislativo estadual recomeçam também hoje. Após sessão solene de reabertura dos trabalhos, sete deputados darão entrada na mesa diretora em um requerimento que prever a criação de um novo bloco na Casa.

Os deputados Alexandre Almeida (PTN), César Pires (DEM), Antônio Pereira (DEM), Graça Paz (PSL), Edson Araújo (PSL), Rogério Cafeteira (PSC) e Leo Cunha (PSC) formarão o Bloco Parlamentar Progressista. O deputado Alexandre Almeida, que não participa de qualquer bloco e que será presidente do novo bloco, acredita que essa é a forma dos partidos ganharem mais espaço dentro da Assembleia.

Os deputados César Pires e Antônio Pereira irão deixar o Bloco Parlamentar pelo Maranhão, o chamado Blocão, que tem agora o PMDB, PSD, PTB e PTdoB.

Saem do Bloco Democrático os deputados Edson Araújo, Graça Paz, Léo Cunha e Rogério Cafeteira. Permanecem no grupo André Fufuca (PEN), Raimundo Louro (PR), Camilo Figueiredo (PR) e Jota Pinto (PEN).

De acordo com César Pires, a formação de um novo bloco não altera o compromisso dos deputados com o Governo Estadual. A decisão de deixar os outros blocos é uma estratégia por espaços na Casa.

"Não vamos deixar de ser da base governista. A mudança é mais estratégia por espaços nas comissões da Casa", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.