Reintegração

PF conclui reintegração de posse em São José de Ribamar

Operação Zodíaco II expulsou invasores do Residencial Nova Terra.

Diego Torres / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Mais de 220 invasores das casas do Residencial Nova Terra, em São José de Ribamar, foram expulsos na tarde desta terça-feira (12) pela Polícia Federal. Esta foi a segunda vez em menos três meses que a PF cumpre a reintegração de posse no local. Em agosto, parte dos invasores já havia sido retirada do empreendimento pela polícia, mas pouco tempo depois, as casas voltaram a ser ocupadas.

Há duas semanas o Imirante.com mostrou que mesmo com a determinação da polícia e da Caixa Econômica Federal - responsável pela segurança do empreendimento - as casas estavam ocupadas por pessoas que não haviam sido sorteadas no Programa Minha Casa Minha Vida. Na ocasião, uma contemplada relatou à reportagem que recebeu a convocação do banco para assinar o contrato da casa no Residencial Nova Terra, mas ela não conseguiu entrar na residência pois outra pessoa "morava" no lugar.

Com a operação desta terça-feira todos os sorteados pelo programa do Governo Federal poderão mudar para suas casas.

Veja, a seguir, a nota da Polícia Federal:

Balanço final da Operação Zodíaco II

SÃO LUÍS/MA: A Polícia Federal no Maranhão concluiu no final da tarde de hoje, 12/11, a reintegração de posse de 227 casas que haviam sido novamente invadidas no loteamento Nova Terra em São José de Ribamar/MA.

O empreendimento pertence à Caixa Econômica Federal, sendo que as famílias contempladas regularmente pelo sorteio do programa Minha Casa Minha Vida ainda aguardavam para ocuparem os imóveis. Com a ação de reintegração, as pessoas contempladas pelo sorteio do programa já puderam tomar posse de seus imóveis imediatamente.

Os ocupantes dos imóveis invadidos saíram de forma pacífica e sem resistência quando da chegada das equipes compostas por policiais, Oficiais de Justiça e funcionários da Caixa. Os móveis foram colocados em caminhões de uma empresa transportadora e levados para um depósito, onde permanecerão à disposição dos proprietários.

Durante a operação um homem foi conduzido pelo crime de desobediência a ordem judicial, pois logo depois de ter sido retirado de uma casa invadida o mesmo foi flagrado invadindo outra casa numa quadra próxima. Ele foi encaminhado para a sede da Polícia Federal em São Luís onde foi lavrado Termo Circunstanciado por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, tendo sido liberado sob compromisso de comparecimento em Juízo.

Participaram da ação de reintegração de posse a Polícia Federal, Polícia Militar do Maranhão, com o apoio da Cavalaria, além de Oficiais de Justiça da Justiça Federal, funcionários da Caixa Econômica Federal, assistentes sociais, paramédicos e enfermeiros da Prefeitura de São José de Ribamar e funcionários de empresa contratada pela CAIXA para transporte de mobiliário e logística, totalizando aproximadamente 100 pessoas.

A ação desta semana foi denominada Operação Zodíaco II em referência à Operação Zodíaco realizada durante o mês de agosto de 2013, quando a Polícia Federal no Maranhão comandou ação de reintegração de posse de aproximadamente duas mil e setecentas casas invadidas do loteamento Nova Terra em São José de Ribamar/MA.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.