Desocupação

Clima é tenso na retirada dos ocupantes do Residencial Nova Terra

Os invasores não aceitam a decisão judicial e entram em confronto com a polícia.

Imirante, com informações da Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - O clima é tenso na manhã desta segunda-feira (26), no Residencial Nova Terra, no município de São José de Ribamar. Os ocupantes entre em confronto com a polícia atirando pedras. Os policiais militares reagem com gás lacrimogêneo, spray de pimenta e atiram balas de borracha para dispersar os manifestantes. Os policiais estão cumprindo a decisão da Justiça Federal, e os ocupantes do Residencial Nova Terra, no município de São José de Ribamar, estão sendo retirados do local. A operação está sendo coordenada pelas polícias Militar e Federal. Mais de três mil famílias invadiram as unidades habitacionais do Residencial Nova Terra.

Até o dia 1º de setembro, a Polícia Federal (PF) cumprirá o mandado de reintegração de posse dos imóveis, conforme sentença judicial proferida dia 28 de março deste ano.

As casas foram construídas por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida" e precisam ser desocupadas para serem entregues aos sorteados. As famílias alegam que ocuparam as casas porque não têm onde morar.

Pelo menos 400 pessoas das polícias Federal (PF) e Militar (PM), da Caixa Econômica Federal (CEF), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e oficiais de Justiça participam da Operação Zodíaco, posta em execução para retirar famílias que ocuparam, irregularmente, os imóveis do Residencial Nova Terra.

A PF acompanha os oficiais de Justiça durante a reintegração de posse. O Batalhão de Choque, a Cavalaria e o Grupo Tático Aéreo (GTA) da PM estarão a postos para coibir tentativas de resistência e atos de violência.

Ambulâncias do Samu estarão no local para prestar assistência médica, se necessário, e o Corpo de Bombeiros também estará a postos.

Funcionários da Caixa acompanham a operação, prestando esclarecimentos aos invasores sobre o programa "Minha Casa, Minha Vida". Caminhões-baú estão à disposição das famílias que não tiverem como fazer a mudança, além de um depósito para as que não tiverem onde deixar sua mobília poderem guardá-la por até 70 dias.

Ação

A ação de reintegração de posse foi proposta pela Caixa no dia 27 de março deste ano, após a ocupação irregular por famílias que não foram sorteadas para receber os imóveis.

A invasão começou no dia 24 de março. No dia 28 de março, foi proferida sentença favorável à CEF e, mesmo havendo dois advogados representando os moradores, não há qualquer recurso pedindo a anulação da sentença. Por isso, a PF cumprirá a decisão de reintegração de posse. Os ocupantes alegam que invadiram as casas porque não têm onde morar.

O Residencial Nova Terra, em São José de Ribamar, é composto por 4.250 unidades habitacionais construídas por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.