"Aprendiz Legal"

Formatura do programa "Aprendiz Legal" ocorre nesta quinta-feira

Evento ocorre no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa (AL-MA), em São Luís.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS – O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e a Fundação Roberto Marinho (FRM) realizam na noite desta quinta-feira (26), em São Luís, a formatura de 360 jovens maranhenses capacitados pelo programa "Aprendiz Legal". O evento, que vai contar com a presença de representantes das organizações que aderiram ao programa no Maranhão, ocorre no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Estado (AL-MA), na avenida Jerônimo de Albuquerque, Cohafuma.

Com o "Aprendiz Legal", o Ciee e FRM oferecem a jovens – com idades entre 14 e 24 anos – a oportunidade de se capacitarem em uma profissão por meio da união de teoria e prática, pelo período de dois anos, e de ingressar no mercado de trabalho, recebendo treinamento prático nas empresas e frequentando curso teórico. Atualmente, mais de 600 jovens estão inseridos em programas de aprendizagem intermediados pelo Ciee em empresas e organizações do Maranhão, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e Hospital São Domingos.

De acordo com o gerente da regional Nordeste do Ciee, Robério Henrique Costa, o grande diferencial do programa está na qualidade dos cursos e material didático oferecido. "A integração dos jovens com outros grupos, com outras turmas, de várias empresas, e a dinâmica. Os cursos são por módulos. Então, eles têm uma dinâmica de aprendizagem muito boa. O Ciee tem um acompanhamento por meio de assistente social. Nós temos todo um grupo de colaboradores preocupados com a formação desse jovem e preocupados, também, com a família", disse em entrevista ao Imirante na manhã desta quinta-feira – ouça na íntegra.

As aulas teóricas, ministradas pelo Ciee, seguem um conteúdo programático nas seguintes modalidades: comércio e varejo; ocupações administrativas; práticas bancárias; telesserviços; turismo; logística; auxiliar de produção; gestão pública; auxiliar de alimentação; conservação, limpeza e sustentabilidade. Para participar do programa, basta procurar o Ciee. "Todos os jovens, de 14 a 24 anos, podem procurar o Ciee, aqui, em São Luís, na rua dos Bicudos, número 2, no Renascença, onde ele faz um cadastro presencial, ou pelo nosso portal. Ele faz uma inscrição, recebe uma senha e vai acompanhando as vagas", explica o gerente regional.

O "Aprendiz Legal" auxilia, ainda, as empresas, principalmente de médio e grande porte, a cumprir a cota de contratação de aprendizes, exigida pela Lei nº 10.097, de 2000. "Para o empresário, é uma maneira de cumprir sua cota, que é uma exigência legal em todo o Brasil, e, também, formar novos profissionais dentro da cultura e da visão que a empresa necessita. Esse é o diferencial competitivo para as empresas, hoje, muito grande", completa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.