Mercado de Trabalho

Formatura do Programa Aprendiz Legal ocorre em São Luís

Imirante com informações da FRM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Roberto Marinho realizam nesta quinta-feira (26), em São Luís, a formatura de 360 jovens maranhenses capacitados pelo programa Aprendiz Legal. O evento será realizado no auditório Fernando Falcão, da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão (Av. Jerônimo de Albuquerque, s/nº - Sitio Rangedor – Calhau), a partir das 18h30, e contará com a presença de representantes das organizações que aderiram ao programa no Estado.

Com o Aprendiz Legal, o CIEE oferece a jovens com idade entre 14 e 24 anos a oportunidade de se capacitarem em uma profissão por meio da união de teoria e prática, pelo período de dois anos. Os jovens participantes ingressam no mercado de trabalho, recebendo treinamento prático nas empresas e frequentando curso teórico, oferecido no CIEE, com material didático desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho.

Atualmente, mais de 600 jovens estão inseridos em programas de aprendizagem intermediados pelo CIEE em empresas e organizações do Maranhão. Nas empresas que aderem ao Aprendiz Legal, os jovens são contratados com carteira assinada por um período de até dois anos, participam de atividades práticas na empresa e, um dia por semana, recebem aulas teóricas, ministradas pelo CIEE, seguindo um conteúdo programático nas modalidades: comércio e varejo; ocupações administrativas; práticas bancárias; telesserviços; turismo; logística; auxiliar de produção; gestão pública; auxiliar de alimentação; e conservação, limpeza e sustentabilidade. Além de adquirirem conceitos teóricos, os aprendizes conhecem as mais modernas técnicas relacionadas a cada área de atuação, o que aprimora o seu desempenho prático.

O Aprendiz Legal, uma parceria entre o CIEE e a Fundação Roberto Marinho, auxilia as empresas, principalmente as de médio e grande porte, a cumprir a cota de contratação de aprendizes, exigida pela Lei 10.097, de 2000, oferecendo um amplo cadastro de jovens com o perfil adequado a vários conjuntos de pré-requisitos. Segundo a legislação, a contratação de aprendizes deve corresponder a uma cota de 5% a 15% do quadro de funcionários qualificados.

Em 2012, o CIEE recebeu do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o Selo Parceiros da Aprendizagem. Esse selo é concedido apenas às empresas e entidades que atuam em consonância com o MTE no desenvolvimento de ações que envolvem a formação, qualificação, preparação e inserção de jovens aprendizes para acesso ao mundo do trabalho.

Sobre o CIEE

Além de administrar programas de estágio e aprendizagem, para jovens de todo o País, o CIEE desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados, destinados, em especial, a jovens em situação de vulnerabilidade social, como os Programas do CIEE: Educação à Distância, inclusão no mundo do trabalho de Pessoas com Deficiência, Alfabetização e Suplência Gratuita para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Educação Continuada, Orientação e Informação Profissional (OIP), Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

Fundação Roberto Marinho

Com sua tradição, alcance e pioneirismo, a Fundação Roberto Marinho está presente em todas as regiões do país valorizando a cultura e a identidade nacionais. Criada em 1977 pelo jornalista Roberto Marinho, a instituição já formou mais de seis milhões de brasileiros por meio do Telecurso – metodologia que une aulas presenciais e a distância e trabalha com a construção coletiva do conhecimento. Nesses 36 anos de atuação, trabalhando em quatro áreas principais – Meio Ambiente, Educação, Patrimônio e Televisão, por meio do Canal Futura –, a Fundação tem criado modelos e metodologias que são replicados em parceria com agentes públicos e privados. O objetivo é criar matrizes que garantam a sustentabilidade dos programas e ajudem a transformar as pessoas em protagonistas de suas próprias vidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.