Abastecimento

Abaixo do nível: Batatã pode secar até outubro

Reservatório é um dos responsáveis pelo fornecimento de água de pelo menos 25 bairros de São Luís.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - A represa do Batatã está sete metros abaixo de seu nível normal e até o fim de outubro poderá ficar completamente seca, conforme a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O reservatório, que faz parte do Sistema Sacavém, é um dos responsáveis pelo fornecimento de água de pelo menos 25 bairros da região central de São Luís. A falta de chuvas na capital, aliada a falhas técnicas do sistema, está prejudicando o desabastecimento em diversos bairros da cidade. Em entrevista coletiva concedida ontem, o presidente da Caema, João Reis Moreira Lima, tratou das obras que estão em execução para melhorar o abastecimento de água em São Luís.

O reservatório do Batatã está localizado dentro do Parque Estadual do Bacanga e é responsável por abastecer cerca de 20% da população de capital, produzindo mil metros cúbicos de água por hora. Mas por causa da redução das chuvas nos últimos dois anos, a represa não conseguiu recuperar sua capacidade hídrica. "O Batatã está com apenas 10% da sua capacidade. Nós reduzimos a vazão de água pela metade, para economizar a represa, mas mesmo assim até o fim de outubro ela estará seca", informou João Reis Moreira Lima, presidente da Caema.

Leia mais no link ao lado: http://imirante.com/oestadoma/noticias/2013/09/25/pagina255330.asp.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.