União homoafetiva

Primeira união homoafetiva é realizada no Maranhão

O primeiro casamento homoafetivo no Estado após aprovação de resolução do CNJ.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS – A união homoafetiva já é uma realidade no Maranhão. Armando Sousa Filho, 29 anos, e Ruber Paulo Marques, 32 anos, oficializaram a união nesta terça-feira (6), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. Juntos há cinco meses, o casal acredita na intensidade do sentimento.

Embora nenhum dos dois seja maranhense - Armando é mineiro, e Ruber de Goiás, mas vive há 10 anos no Estado -, eles escolheram São Luís como lugar para dizer “sim” um ao outro. Este é o primeiro casamento homoafetivo no Maranhão após a aprovação da resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A resolução diz que "é vedada às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo". Além disso, de acordo com o documento, "a recusa prevista no artigo 1º implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para as providências cabíveis".

Antes da resolução do CNJ, outra união homoafetiva já foi realizada na cidade de Bacabal, em novembro de 2012. O estudante Júlio Pereira, 38 anos, e o lavrador Gilmar Silva Berroto, 42, formalizaram a união no salão do Júri do Fórum de Justiça do município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.