Reunião

Secid sedia 17ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades

Divulgação/Secid

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - O regulamento e as propostas de programação da 5ª Conferência Estadual das Cidades serão os temas principais da17ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades, que acontecerá de segunda (15) a quarta-feira (17), no auditório da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). No encontro, também serão avaliadas as Conferências municipais, realizadas no período de março a julho deste ano.

As Conferências das Cidades são fóruns de discussões que servem para ajudar na definição das políticas públicas de Habitação, Planejamento Urbano, Saneamento, Transporte e Mobilidade. Os eventos realizam-se a cada três anos. O tema desta 5ª edição é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”

O secretário adjunto de Projetos Especiais da Secid, Frederico Burnett, ressaltou que em 2010 apenas 70 municípios realizaram as conferências. “Este ano, os 217 realizaram os eventos o que representa um acréscimo de aproximadamente 200% em relação à edição anterior”, destacou. “Dessa forma, 840 delegados irão participar da 5ª Conferência Estadual representando todas as cidades do estado”, enfatizou Burnett.

O secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades, Hildo Rocha, disse que o expressivo aumento do número de participantes deve-se ao apoio recebido de organismos estaduais e ao empenho da Secretaria Executiva do Conselho das Cidades de organismos estaduais. “A governadora Roseana é municipalista e reconhece a importância desses eventos, que são oportunidades para o aprimoramento das propostas de políticas públicas que irão resultar em melhorias para população maranhense”, destacou Rocha.

O secretário ressaltou que, este ano, o Maranhão serviu de exemplo para muitos estados. “Recebemos pedidos de material e orientações para a criação de Conselhos e outros procedimentos indispensáveis para a realização das etapas municipais da 5ª Conferência das Cidades. Isso é motivo de orgulho, confirma a capacidade da Secretaria Executiva do Conselho Estadual das Cidades”, enfatizou.

Segundo Hildo Rocha, a criação de canais virtuais, a realização do Seminário de Mobilização, a dedicação da Secretaria Executiva do Conselho das Cidades, o empenho dos conselheiros validadores, o apoio da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e também dos Consórcios Intermunicipais de Administração, foram fatores decisivos para o sucesso obtido.

“Isso nos dá a certeza de que a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que iremos realizar de 22 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, será mais uma ação exitosa patrocinada pelo Governo do Maranhão”, completou Rocha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.