cidades

Secid realiza reunião do Concidades em Barreirinhas

Imirante, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - A secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) realiza, de quarta-feira (21) à sexta-feira (23), no auditório da Câmara Municipal de Barreirinhas, a 15ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades (Concidades). O objetivo é discutir a realização da 5ª Conferencia Estadual das Cidades, que será realizada em agosto do próximo ano. Participarão o secretário de Cidades, Hildo Rocha, prefeitos da região, secretários, representantes da iniciativa pública e privada, segmentos sociais e lideranças locais.

Com início previsto para às 8h30, o evento promoverá reuniões com os segmentos sociais e comitês técnicos que compõem o conselho, além de palestras com os seguintes temas: “Análise do saneamento ambiental de Barreirinhas conquistas e desafios” e “Habitação: um direito de todos e as transformações de negócios na Região dos Lençóis Maranhenses”. Serão tratados assuntos como mobilidade e acessibilidade urbana, planejamento e gestão do solo urbano, fundo estadual de habitação e aprovação do regulamento da 5ª conferencial.

Segundo o secretário das Cidades, Hildo Rocha, os conselhos representam a garantia do controle do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, entendido como instrumento de efetivação da política nacional, estadual e municipal nas áreas de habitação, saneamento básico, acessibilidade e mobilidade urbana.

"O Concidades é uma instância de negociação em que os atores sociais participam do processo de tomada de decisão sobre as políticas executadas pelo Ministério das Cidades pautado nas especificidades das regiões", declarou o secretário.

Conferência das Cidades

A Conferência, que acontece de três em três anos, envolverá cerca de 2.000 participantes. Ela elegerá delegados de vários segmentos sociais que participarão da Conferencia Nacional das Cidades, a ser sediada em Brasília. Entre as principais finalidades da conferencia estão a proposta de interlocução entre autoridades e gestores públicos, sensibilização e mobilização da sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentarem os problemas existentes nas cidades brasileiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.