Doença

Especialista fala sobre os sintomas da leptospirose

O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados.

Elirdes Soares/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - Febre alta, mal-estar, dores musculares, tosse, cansaço, náuseas e diarreia são alguns dos sintomas de leptospirose, doença que geralmente, é adquirida por meio do contato com enchentes e inundações no período chuvoso. Mas estes sintomas citados acima podem ser confundidos com outras doenças (dengue, gripe, malária, hepatite). Por isso, o cuidado deve ser redobrado e a procura de um hospital é o mais indicado.

No Brasil, os principais transmissores são os ratos urbanos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos). O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira, que se aloja no organismo do ser humano, por meio das mucosas ou em locais onde a pele esteja irritada, levando até a corrente sanguínea da pessoa infectada.

No Maranhão, de acordo com o Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência da doença é de 0,6 casos para cada 100 mil habitantes.

Veja, no vídeo abaixo, o tratamento indicado para doença, assim como, as recomendações para evitar a contaminação, com a infectologista Gisele Baumman.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.