Chuva

Cresce risco de leptospirose em SL

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h23

SÃO LUÍS - A temporada de chuvas, além de provocar alagamentos e transtornos no trânsito, também aumenta o risco da proliferação de doenças comuns nesta época do ano: como a leptospirose e a dengue. As pessoas devem redobrar os cuidados para evitar contato prolongado com a água de enchentes durante o período quando a forte chuva causa inundação em muitas cidades e aumentam os casos de leptospirose.

Essa doença é grave, infecciosa e é causada por uma bactéria que fica na urina de ratos. A possibilidade de contato do homem com a bactéria aumenta com as inundações, quando a urina de rato, encontrada em bueiros e esgotos, mistura-se à chuva e à lama. A bactéria penetra no corpo humano pela pele, principalmente quando há algum arranhão ou ferimento.

Os principais sintomas da leptospirose são dor de cabeça intensa, febre alta, dores no corpo, fraqueza e calafrios, que se manifestam de sete à quinze dias após a contaminação. O tratamento da doença é feito com antibióticos, hidratação e orientação médica, dependendo dos sintomas apresentados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.