Chuvas

Especialistas alertam para risco de contrair leptospirose

Só este ano, no Estado, 23 pessoas ficaram doentes, sete somente na capital maranhense.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - As chuvas estão trazendo um perigo a mais para a população: é a possibilidade de contrair leptospirose. Só este ano, no Estado, 23 pessoas ficaram doentes, sete só na capital.

Veja, ao lado, na reportagem de Douglas Pinto e Luciano Melo.

Bastam alguns minutos de chuva para vários bairros de São Luís ficarem com as ruas alagadas. O problema é que muitas crianças brincam nas poças d'água, sem saber do risco que estão correndo. Um dos principais perigos de contaminação é o da leptospirose, uma doença provocada por uma bactéria encontrada na urina de ratos. Em período chuvoso, o risco de contaminação aumenta, porque a água de esgoto se mistura com o lixo, a lama e a enxurrada trazida pelas chuvas.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado, no ano passado foram registrados 169 casos de leptospirose no Maranhão, 62 casos só em São Luís. Neste ano, de janeiro a abril, mais 23 pessoas foram contaminadas, sete delas aqui na capital.

Segundo os infectologistas, um simples contato com a água contaminada pode provocar a leptospirose, que tem sintomas parecidos de outras doenças. As pessoas devem evitar passar em locais onde há inundações e enchentes, onde tem lixo e água acumulada. A leptospirose tem cura, mas, se não for tratada, pode levar a morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.