SÃO LUÍS - Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (2) discutiu o projeto de Turismo Náutico, a inserção de São Luís na rota dos cruzeiros internacionais e a proposta de parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e a Capitania dos Portos.
Durante o encontro, o secretário de Turismo, Lula Fylho, apresentou ao Capitão dos Portos, Jair dos Santos, e ao chefe de Departamento de Segurança e Tráfego Aquaviário, Capitão-de-Corveta, Helio Carneiro, as propostas que a Setur tem para as atividades turísticas em águas maranhenses. Sendo o ponto principal abordado por todos, a segurança e infraestrutura para operacionalização dos projetos.
A reunião contou ainda com a participação do secretário adjunto de Turismo, Guilherme Marques e a coordenadora de Operações Turísticas da Setur, Fernanda Batalha.
Turismo Náutico
Projeto existente já na Secretaria de Turismo que está sendo reformulado e priorizado nesta gestão. A ação consiste na valorização dos atrativos naturais, históricos, arquitetônicos e gastronômicos de São Luís. Faz parte do projeto um passeio de catamarã pela orla marítima de São Luís, com a participação de um biólogo explicando particularidades das marés, mangues e aves, e de um guia de turismo, que apresenta detalhes da cultura e história de São Luís.
A parceria com a Capitania dos Portos para este projeto baseia-se na busca por mecanismos de segurança, seguindo à risca capacidade de lotação de passageiros, equipamentos de segurança individual, tais como coletes e botes salva-vidas, e um Cartão de Tripulação de Segurança (CTS), sendo este a tripulação mínima necessária para a operação em segurança de uma embarcação.
Para o Capitão-de-Mar-e-Guerra, Jair dos Santos, as ações constantes de fiscalização e qualificação de todos os componentes da tripulação, e integridade física da embarcação, são fundamentais para toda e qualquer proposta de ações no mar.
Cruzeiros internacionais
O secretário Lula Fylho apresentou aos integrantes da Capitania dos Portos detalhes das visitas realizadas à Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), à MSC Cruzeiros Marítimos e à Costa Cruzeiros. Nas visitas, São Luís foi mostrada como uma cidade com grande potencial marítimo para recebimento de embarcações turísticas de todo o mundo.
Lula Fylho lembrou que alguns navios aportam em Belém (PA) e de lá partem para Fortaleza (CE), passando próximos a São Luís. Como o planejamento para novas rotas, executado pela Abremar, a previsão é que em 2015 São Luís faça parte destas rotas. Uma equipe da Associação virá a São Luís para avaliação do potencial marítimo.
“Apresentar ações sem planejamento, forçar a execução de projetos e não ter os subsídios técnicos, estruturais e conhecimentos legais, tende ao fracasso. Para não ocorrer isto estamos fazendo o inverso: temos as ideias, os projetos preexistentes, e buscamos parcerias, como esta com a Capitania dos Portos. O Turismo Náutico é uma de nossas metas ainda para 2013 e na reunião, saímos com a certeza de que estamos no caminho certo, buscando segurança e qualificação para quem executará os passeios”, comentou Lula Fylho.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
- Setur abre inscrições de quatro cursos gratuitos no Maranhão
- Setur reúne com o trade do Polo da Serras para discutir regionalização
- Setur retoma ações do Fórum de Governança Turística do polo São Luís
- Setur promove capacitação para operadores e agentes de viagem
- Setur fecha 2012 com avanços na área do turismo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.