SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) fechou o ano de 2012 com saldo positivo na promoção, desenvolvimento e comercialização do Maranhão como destino turístico, tanto no Brasil quanto em diversos países da América do sul e Europa.
Além do tripé de sustentação da ferramenta, a política de turismo do Maranhão trabalhou em 2012 parcerias com universidades e instituições para a qualificação de mão de obra e empreendedorismo.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, dois grandes projetos de capacitação para empresários e para profissionais e estudantes da área foram desenvolvidos. "Capacitamos mais de 300 profissionais e alunos com o projeto "Meu Negócio pode ser Turismo", que percorreu vários polos turísticos. Em parceria com o Sebrae levamos qualificação ao alcance dos empresários, em 13 municípios turísticos, que beneficiou 280 equipamentos turísticos", observou.
Jura Filho lembrou ainda que o Programa de Regionalização, direcionado aos polos, serviu para tornar os municípios turísticos mais próximos da política do setor, facilitando assim a gestão compartilhada e aumentando o número de empresas formalmente cadastradas no Cadastur.
Durante o ano, a Setur também trabalhou a sensibilização junto ao trade turístico, a campanha estadual de Turismo Sustentável de Infância, o TSI. A ação que percorreu hotéis, pousadas, bares e similares durante o carnaval, período junino e férias, alertou sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Promoção Turística
Em 2012, a Setur participou de 12 feiras nacionais, quatro internacionais, além de três regionais. Também de quatro Famtour e captou ainda três eventos, a exemplo da BNTM, Rally dos Sertões e Skal Internacional.
Foram cerca de 136 mil atendimentos ao longo de todo o ano, em feiras nacionais e ainda na realização de workshop para operadoras e agentes de viagem. Em âmbito internacional, foram aproximadamente 15 mil atendimentos, voltados exclusivamente a profissionais dos mercados europeu, da América do sul, Estados Unidos e Japão, além de 200 jornalistas atendidos durante as ações.
Marketing do Maranhão
A retomada da venda do estado para o mercado nacional e internacional, previsto no plano de turismo, atingiu a meta promocional, fechando o ano com o alcance de 44 canais de divulgação (internet), 805.988 veiculações em revistas nacionais e internacionais e 22.600 inserções em TV.
O principal site de divulgação do destino Maranhão - o www.maranhaounico.com-, só nos períodos de alta temporada, como Carnaval e São João, atingiu quase 100 mil acessos.
Culminando as ações e projetos de 2012, a Setur fechou o calendário com a realização do Encontro de Turismo. O evento realizado no final de novembro contou com a participação de todos os polos turísticos do estado, reunindo a cadeia produtiva, trade local, além da comunidade científica com oferecimento de oficinas e palestras para um público de quase mil pessoas.
Para 2013, o secretário já anuncia novos projetos de promoção turística. "Vamos começar o ano com um grande projeto que vai percorrer todos os polos na formatação de um portfólio de produtos existentes em cada região turística de nosso estado", adiantou Jura Filho.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Saiba Mais
- Setur abre inscrições de quatro cursos gratuitos no Maranhão
- Setur reúne com o trade do Polo da Serras para discutir regionalização
- Setur apresenta proposta de parceria com a Capitania dos Portos
- Setur retoma ações do Fórum de Governança Turística do polo São Luís
- Setur promove capacitação para operadores e agentes de viagem
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.