Ribamar

Professores ribamarenses retornam as salas de aula

Categoria e prefeitura entraram em acordo para não prejudicar os estudantes da rede municipal.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

RIBAMAR - Os professores da rede municipal de ensino de São José de Ribamar retomaram, nesta quinta-feira (06), as suas atividades em sala de aula. A decisão de terminar com a paralisação, que durou cinco dias, ocorreu na última quarta-feira (05) após mais uma reunião de trabalho entre uma comissão de educadores, formada também por membros do núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), com os secretários municipais Rodrigo Valente (Planejamento, Administração e Finanças), Carla Veras (Educação) e Joana Marques (adjunta de Educação).

“Os professores ribamarenses, assim como o núcleo do Sindicato em Ribamar, deram uma demonstração de maturidade e também de compromisso. Quem ganha com tudo isso são os estudantes, que não terão o ano letivo comprometido”, avaliou Valente.

Os professores aceitaram o que foi proposto pelo governo municipal durante as reuniões de trabalho anteriores. Dos três pontos da pauta de negociação, dois (gratificação para os educadores que trabalham em locais de difícil acesso e pagamento das referências para apenas alguns professores, de acordo com levantamento que está sendo elaborado) serão implantados pela prefeitura a partir de janeiro de 2013.

Sobre o benefício do 14º -- abono salarial, cujo pagamento, de acordo com a lei municipal nº 939/11, não é uma obrigatoriedade, podendo o município fazê-lo somente quando existir reserva de recursos – seja do Fundeb, do Fundo de Participação dos Municípios ou do próprio tesouro municipal – Rodrigo Valente explicou novamente que devido ao fato dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal, através do Fundeb, terem sido utilizados totalmente no cumprimento de acordos estabelecidos com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Profissionais do Magistério, além do pagamento mensal dos vencimentos, o município, que enfrenta uma grande crise financeira em virtude da queda de repasses do FPM, ainda não dispõe de recursos para efetuar o pagamento.

No entanto, garantiu que, assim que o Governo Federal enviar qualquer tipo de complementação financeira a São José de Ribamar, a administração municipal irá pagá-lo.

Carla Veras informou que a paralisação da categoria não comprometeu totalmente o cronograma de trabalho para o encerramento do ano letivo na rede municipal de ensino de São José de Ribamar. “A previsão é de que o ano letivo fosse encerrado no dia 21. No entanto, iremos prorrogaremos este prazo por mais alguns dias. Mas a administração municipal garante aos pais e mães dos alunos que toda a carga horária será cumprida rigorosamente e que seus filhos estarão de férias antes do final deste mês de dezembro”, disse.

As informações são da Secom de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.