São Luís

Caema adere à campanha 'Igualdade racial é pra valer'

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Visando contribuir para uma sociedade mais justa, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) aderiu, pelo segundo ano consecutivo, à Campanha Nacional “Igualdade Racial é pra Valer”, promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão vinculado á Presidência da República com status de Ministério.

A Campanha convoca a sociedade (instituições governamentais e não governamentais e iniciativa privada), a incorporar o movimento pelo fim do racismo no Brasil, com o objetivo de ampliar o número de atores e de ações pela promoção da igualdade racial, visando a superação das desigualdades e contribuindo para o desenvolvimento pleno e democrático do país.

No Maranhão, a iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Social (Seir), durante todo mês de novembro, por meio de festividade, e reflexões para o povo brasileiro, em especial ao povo negro que celebra suas conquistas no Dia Nacional da Consciência Negra.

A Seir conta, atualmente, com 134 municípios parceiros, 31 entidades da sociedade civil, além de empresas e entidade públicas privadas. Em 2011 chegou a firmar 424 parcerias, levando a execução de 319 ações e políticas governamentais, atingindo aproximadamente 625 mil usuários diretos e indiretos.

A exemplo de 2011, a participação da Caema nessa campanha se dá pela inclusão do slogan: Campanha “Igualdade Racial é pra Valer” e na luta pelo fim do racismo e da discriminação, no rodapé das contas de água enviadas mensalmente a 561.395 domicílios.

Os dois órgãos públicos, Caema e Seir, atuam juntos, também, na construção de ações integradas do Programa Brasil Quilombola, no acompanhamento do processo criminal pelo assassinato do líder quilombola Flaviano Neto, no atendimento de demandas sobre a eletrificação rural da comunidade quilombola de Charco.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.