Dia do Comerciário

Comércio ficará fechado nesta segunda-feira, em SL

Cerca de 22 mil trabalhadores são empregados pelo comércio ludovicense.

Vanessa Corrêa/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (22), é celebrado o Dia do Comerciário. Em cumprimento ao acordo registrado em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinado por entidades patronais e sindicais, todo o comércio de São Luís deverá ser fechado.

É o caso, por exemplo, das lojas do Centro, dos shoppings e supermercados. As lojas dos shoppings da capital estarão fechadas e, a depender do estabelecimento, poderão funcionar as áreas de alimentação e lazer. Já quem precisa ir ao supermercado deve deixar para a terça-feira (23), pois as unidades não vão funcionar.

Cerca de 22 mil trabalhadores são empregados pelo comércio ludovicense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor é subdividido entre lojistas e supermercados e funciona de domingo a domingo.

Multa

Empresas que descumprirem o acordo e obrigarem o comerciário a trabalhar estão sujeita a multa de R$ 687 (piso da categoria) para cada profissional que prove que trabalhou na data. Para isso, o trabalhador deverá recolher provas (cupons ou notas fiscais) e entrar em contato com Sindicato, que acionará a Justiça do Trabalho para que os direitos trabalhistas sejam respeitados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.