IMPERATRIZ — Os candidatos a prefeito de Imperatriz Major Melo (PSOL), Carlinhos Amorim (PDT),Sebastião Madeira (PSDB),Rosângela Curado (DEM), Adalberto Franklin (PT) e Justino Filho (PTN) participaram, na noite de quarta-feira (4), do debate promovido pela TV Mirante. Durante quase duas horas eles apresentaram propostas nas áreas de transporte público, saúde, educação, infraestrutura, gestão fiscal e desenvolvimento econômico.
Aguardado com muita expectativa o debate, retransmitido pelas rádios Mirante AM e Mirante FM, parou a cidade de Imperatriz. Muitos dos correligionários de candidatos, também, se concentraram nas imediações do Sistema Mirante, o que acabou criando protesto dos candidatos Carlinhos e Justino Filho que alegaram terem sido hostilizados por simpatizantes de um dos concorrentes.
Conforme as regras estabelecidas pela Rede Globo os candidatos tiveram posições sorteadas no estúdio e responderam as questões em quatro blocos e o quinto para fazerem as considerações finais. O primeiro e o terceiro bloco tiveram temas definidos e o segundo e quarto os temas foram livres.
Sorteado para fazer a primeira pergunta sobre transporte, Major Melo indagou o candidato Madeira sobre como faria, se reeleito, para resolver o problema do transporte público de péssima qualidade. Madeira respondeu para em seguida perguntar a Adalberto sobre iluminação pública. Já Adalberto quis saber sobre as propostas de Carlinhos Amorim para a área de cultura.
As políticas para a pessoa idosa foi o tema escolhido pelo candidato do PDT para Rosangela Curado que fechou o bloco perguntando sobre as políticas de Justino Filho para o meio ambiente numa hipotética eleição do candidato.
Os três blocos seguintes seguiram a mesma dinâmica, porém sempre começando por um candidato diferente onde todos puderam fazer perguntas entre si. Madeira ganhou dois direitos de resposta contra Justino Filho e Rosângela um direito de resposta para responder a declaração de Sebastião Madeira. Ambos alegaram ter sido alvos de ofensas.
Em meio a respostas ou perguntas os candidatos vinham citando a administração atual como exemplo de falhas por serem corrigidas.
Após o encerramento do debate os candidatos se cumprimentaram e fizeram fotos juntos no estúdio da TV Mirante com o jornalista Sidney Pereira, o mediador do debate. Ao deixar o estúdio os candidatos avaliaram de forma positiva o debate e reafirmaram confiança nas eleições de domingo.
Estrutura
Essa foi a segunda vez que a TV Mirante promove debate com candidatos a prefeito de Imperatriz. A primeira vez foi em 2008. Nesse debate que só terminou no início da madrugada desta sexta-feira (5).
Os candidatos chegaram à sede do Sistema Mirante em Imperatriz por volta das 22h, uma hora antes do inicio do debate, conforme as regras, e ficaram em salas com conforto, televisor e serviço de buffet. Cada um teve direito a levar cinco convidados, mas o contato deles com os assessores só ocorria nos intervalos.
Saiba Mais
- Eleições 2014: Justiça Eleitoral alerta sobre e-mails falsos
- Prazo para eleitor justificar ausência termina nesta quinta
- Sebastião Madeira é empossado, e Hamilton Miranda reeleito para Câmara
- Em 59 municípios não haverá posse de prefeitos eleitos
- Edivaldo Holanda Jr. toma posse na tarde desta terça (1º)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.