SÃO LUÍS - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, na tarde de quinta-feira (27), o lançamento de mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB). O lançamento, o quinto realizado só este ano, faz parte da Operação Falcão V, iniciada em 2008, cuja principal finalidade é o treinamento operacional do Centro de Lançamento e a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo.
O lançamento do protótipo objetivou também testar os meios de solo e a equipe de técnicos, engenheiros e demais profissionais envolvidos com a área operacional, capacitando, dessa forma, o CLA para lançamentos de maior porte, como o Veículo Lançador de Satélite (VLS). A atividade teve a presença de militares e civis da Força Aérea no Maranhão, 32 militares do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado no Rio Grande do Norte, e de estudantes do curso técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) da cidade de Alcântara.
Lançamento – O foguete, que não levava carga útil, tinha comprimento total de 3,05 metros e pesava 68,3 kg. O lançamento do FTB seguiu os parâmetros para este tipo de veículo: foi lançado às 14h11 (horário de Brasília) e atingiu uma altitude de 31,7 quilômetros, em 79 segundos de voo.
Com o protótipo em operação, os técnicos do CLA pretendiam realizar uma análise experimental do comportamento balístico do veículo durante a trajetória de voo e obter dados para a qualificação e certificação dos foguetes de lançamento.
O FTB é um veículo de fabricação nacional e faz parte do projeto FOGTREIN. Ele foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em parceria com a Avibras e tem por objetivo manter em atividade tanto equipes técnicas quanto os meios operacionais dos Centros de Lançamento do Brasil. Atualmente, o projeto FOGTREIN contempla o FTB e o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), ambos lançados anualmente tanto pelo Centro de Lançamento de Alcântara quanto pelo CLBI, localizado na cidade de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.
Mais
Além dos lançamentos do FTB, o CLA também deverá realizar uma atividade com um foguete de médio porte – o VSB-30 - ainda este ano para experimentos em microgravidade. A última vez em que ocorreu um lançamento com um foguete desse porte foi em dezembro de 2010.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.